Seguidores

domingo, 14 de março de 2010

Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré


Foto:2.bp.blogspot.com/.../s400/aplausos.bmp

Por Pamela Mascarenhas

Reprodução

Serão escolhidos 200 projetos, distribuídos em quatro categorias

Rio de Janeiro (O Repórter) - A cultura popular acaba de ganhar o incentivo do governo para produzir trabalhos relacionados à literatura de cordel. A profissão das rimas, que contam histórias transmitidas de geração em geração, e repentes, que desafiavam a criatividade dos que duelam, foi regulamentada no dia 14 de janeiro deste ano. Desde então ainda não haviam desenvolvido nenhum projeto destinado ao gênero que influenciou escritores como Ariano Suassuna. Até que o Ministério da Cultura criou o Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré, lançado durante a II Conferência Nacional de Cultura. As inscrições vão até o dia 26 de abril.

Preocupada com temas como identidade cultural brasileira e valorização da diversidade, a Conferência começou na quinta, dia 11, e termina no domingo, dia 14, em Brasília. O edital contemplará duzentas iniciativas voltadas à criação, produção, pesquisa, formação e difusão da literatura de cordel e linguagens relacionadas, como a xilogravura, o repente, o coco e a embolada. Os R$ 3 milhões do orçamento serão distribuídos, como “prêmio”, entre os selecionados.

Os projetos devem se enquadrar em quatro categorias: Criação e Produção - apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs; Pesquisa - dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010; Formação - projetos que contribuam para a formação de profissionais; e Difusão - eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas.

De acordo com o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, a iniciativa é resultado do Seminário de Políticas Públicas para Cordel, realizado em maio de 2009. "Esse prêmio vem atender a necessidade de ressaltar a Literatura de Cordel e linguagens afins como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel central na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira, bem como estabelecer um canal direto com poetas e cantadores populares”.

Um comentário:

  1. É um reconhecimento do valor da literatura de cordel. É uma arte viva e de grande relevância para a sociedade.


    Beijos, com carinho

    ResponderExcluir