Seguidores

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

CORDEL NA FLIP EM 2024


 

CORDEL NA FLIP EM 2024

Mais uma vez o cordel marcou presença, na Festa Literária Internacional de Paraty. Desta feita os cordelistas arcaram com suas despesas, o patrocínio dos anos passados, infelizmente, não rolou este ano. Contudo, o IPHAN nos abriu as portas da Casa do Cordel, lutou por parcerias, ampliou nossos espaços, fora da casa do cordel, nos oferecendo muitas atividades.

Além da exposição e venda de cordéis, participei organizando e colocando em prática a Ciranda que já virou tradição com o grupo do Rio de Janeiro e a equipe do IPHAN.

Fiz a Ciranda da Peneira No Coreto do Areal, lá também me apresentei com Edi Maria e Cleusa Santo, mostrando a As Três Faces de Maria, enfocando Maria Bonita. Ainda no Coreto do Areal, dei início a uma roda de versos, com Edi e Cleusa, aproveitando o público presente.

Fiz parte da mesa de debates sobre Cordel e Ciranda e sobre o registro do cordel como bem imaterial. Fora isso, fiz animação na Casa do Cordel com Santini, fiz declamações e conversei muito com os leitores.

Posso garantir que valeu a pena ir a Paraty, prestigiar essa nossa conquista que foi a primeira ação de salvaguarda proposta pelo IPHAN do Rio após o registro.

Quero agradecer aos cordelistas que interagiram comigo, agradecer a Letícia, ao André, Pedro e agradecer muito a Lívia pela simpatia e por se desdobrar para fazer o seu melhor, e fez!

Dalinha Catunda

Cirandeira, cordelista e gestora dos blogs:

www.cantinhodadalinha.blogspot.com
www.cordeldesaia.blogspot.com

dalinhaac@gmail.com