Seguidores

domingo, 28 de junho de 2015

ME LASQUEI COM CHICO CUNHA

ME LASQUEI COM CHICO CUNHA
1
HÉLIO CRISANTO
Esse tal de Chico Cunha
Me deixou todo biqueiro
A boca sem paladar
Amarga que só pereiro
No corpo uma comichão
Parece até meu irmão
Que dormi num formigueiro.
2
DALINHA CATUNDA
O meu fastio foi grande
Confesso perdi a fome
A virose que eu tive
Não me disseram o nome
Só sei que eu me maldizia
A dor no corpo explodia
Dor grande que nunca some.
3
HÉLIO CRISSANTO
Não tem remédio que dome
A dor dessa quebradeira
Essa tal de dipirona
Já tomei de mamadeira
Minha amiga eu tenho dito
O ferrão desse mosquito
Vem me dando uma canseira.
4
DALINHA CATUNDA
Parece uma brincadeira
Mas não tem quem aguente
Evite essa picadura
Para não ficar doente
O ferrão desse mosquito
É de fato esquisito
Pode até matar a gente.
5
HÉLIO CRISANTO
 A gente fica impotente
Sem animação pra nada
O mocotó fica inchado
Nossa unha avermelhada
Amiga é grande a sequela
Parece a febre amarela
Maltratando na calada.
6
DALINHA CATUNDA
Eu fiquei foi acamada
Com um peso na corcunda
A dor se alastrou no corpo
Nunca vi dor mais profunda
Era uma dor infeliz
Subindo pelos quadris
Pegando o rego da bunda.
7
HÉLIO CRISANTO
A cada dia me afunda
Comadre é grande o castigo
Fazer esforço eu não posso
Se sair corro perigo
Já tive doença ruim
Mas o diabo do “chiquim”
Com essa peste eu me intrigo.
8
DALINHA CATUNDA
Uma coisa digo amigo
Foi bem grande a desgraceira
Deu vômito e febre alta
Me acabei na Caganeira
Foi pior do que supunha,
Se foi mesmo Chico Cunha
Não gostei da brincadeira.


9
HÉLIO CRISANTO
Já vivi muita tranqueira...
Enxaqueca e bucho inchado
Arroto choco e sarampo
Já fiquei empanzinado
Já me lasquei na manguaça
Mas perante essa desgraça
Nada disso é comparado
10
DALINHA CATUNDA
Eu pensei num resfriado
Quando a virose chegou
Tomei chá de tanto pau
Nem picão roxo curou
Fiz chá de folha e raiz
Tomava e pedia bis
Mas a peste me arriou.
11
HÉLIO CRISANTO
Minha perna fraquejou
No caminho do banheiro
Bateu-me um suor no rosto
Me atacou um banzeiro
Quando me vi no espelho
Meu olho estava vermelho
Parecendo um maconheiro
12
DALINHA CATUNDA
Meu poeta companheiro
Debaixo do meu sovaco
Termômetro de plantão
Já fazia até buraco
Pra destapar meu nariz
Tive a ideia infeliz
Que foi de cheirar tabaco.
13
HÉLIO CRISANTO
Quase eu ia pro buraco
Poetisa me acredite
As juntas todas doidas
Me deu até faringite
Pra me livrar desse tédio
Se tiver algum remédio
Me dê ai um palpite.
14
DALINHA CATUNDA
Se o colega permite!
Pegue caneta e papel
Pegue veneno de cobra,
Jararaca ou cascavel
Pegue abelha italiana
Misture tudo com cana
E tome junto com mel.
15
HELIO CRISANTO
É vitamina a granel
“brigado” por sentir dó
 Roguei por todos os santos
 Pra desmanchar esse nó
 Se não servir como arma
 Pra me livrar desse carma
 Vou fazer um catimbó.
16
DALINHA CATUNDA
Eu já fiz chá de jiló
Já fiz despacho em macumba
E já fui orar num culto
Com medo de ir pra tumba
Só falta fazer vodu
E rezar o sobrecu
Pra sair desta quizumba.
17
HÉLIO CRISANTO
Já tomei chá de zabumba
 Mas nada de resultado
 Chá de limão, alcachofra
 Tomei anil estrelado
Se me dirijo pra mesa
 Me ataca aquela fraqueza
 Com o corpo debilitado
18
DALINHA CATUNDA
*
Poeta meu estado
É de mulher abatida
Minha calça anda folgada
A bunda ficou batida
A roupa está toda frouxa
Se eu tivesse uma trouxa
A bicha estava caída.
19
HÉLIO CRISANTO
Dessa doença bandida
 Nunca mais quero provar
Não desejo pra ninguém
 Essa mazela pegar
 A mulher é testemunha
 Que esse tal de Chico Cunha
 Veio pra me arrebentar.
20
DALINHA CATUNDA
Eu só sei lhe reportar
Que sofri com essa doença
Dos trabalhos que eu fazia
Tive que pedir licença
Foi grande a agonia
Que eu passei a cada dia
Cumprindo essa sentença.
21
HÉLIO CRISANTO
Me vali de toda crença
Pra me livrar dessa inhaca
Sem poder dormir direito
Me levanto de ressaca
Tremendo o queixo de frio
Penso que estou por um fio
Nas mãos dessa urucubaca.
22
DALINHA CATUNDA
Eu fiquei com a macaca
Desmaiei mas não morri
Vela na mão eu levei
Me disseram mas não vi
Um Chico Cunha qualquer
Nunca mata essa mulher
Da boca do padre ouvi.
23
HÉLIO CRISANTO
Mas valente eu resisti
Depois da grande perrela
Me sinto revigorado
Mesmo ficando sequela
Pra recuperar os danos
Daqui pra setenta anos
Não desejo essa mazela
24
DALINHA CATUNDA
Dois poetas sem tramela
Abusaram da mumunha
Pra falar duma virose
Que até já tem alcunha
Chikungunya é seu nome
Seu popular codinome
No nordeste é Chico Cunha.
*
A PELEJA VIRTUAL
A peleja virtual é o repente teclado que a cada dia ganha mais espaço na rede.
Vê-se com freqüência, disputa de poetas em blogs e no facebook. Muitas vezes os poetas preferem pelejar via email e já apresentar o debate pronto.
Tenho pelejas com vários poetas, entre eles, Fred Monteiro, Rosário Pinto, Josenir Lacerda, Bastinha Job, Compadre Lemos, Dideus Sales. Com outros tantos tenho também a troca de versos sem síntese e sem intenção de editar.
É com prazer que apresento para vocês a mais recente peleja em parceria com o poeta Hélio Crisanto, que leva o título: Me Lasquei com Chico Cunha.
É uma peleja engraçada, onde os dois debatedores queixam-se de Chico Cunha a tal virose Chikungunya que atacou muita gente deixando-as num estado lastimável.
Maria de Lourdes Aragão Catunda - Dalinha Catunda –
Rio de Janeiro, 02 de junho de 2015.

*     *
*      DALINHA CATUNDA
*      Maria de Lourdes Aragão Catunda ou simplesmente Dalinha Catunda, nasceu em Ipueiras no Ceará, porém mora no Rio de Janeiro.  É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e faz parte da ACC, Academia dos Cordelistas do Crato.
*       
*       
*       HÉLIO CRISANTO
Hélio Crisanto é natural de São José do Campestre/RN, mas reside em Santa Cruz deste os sete anos de idade. Poeta, músico, compositor e fundador da Apoesc (Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz).
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário