Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O NATAL QUE ME ATRAIA HOJE ME ROUBA O PRESENTE

O NATAL QUE ME ATRAÍA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE.
*
DALINHA CATUNDA
Da minha terra distante
Relembro os velhos natais
Vivido com os meus pais
Antes de ser retirante,
Mas deste tempo em diante
Tudo ficou diferente
Distante de minha gente
A vida ficou mais fria
O NATAL QUE ME ATRAÍA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE.
*
BASTINHA JOB
Ouvimos: Feliz Natal,

Toda hora, a todo instante
Nosso próximo, mais distante,
Parece paradoxal
Virou consórcio afinal
E isso é indecente;
Nosso Deus está ausente
Mais ainda no seu Dia:
O NATAL QUE ME ATRAÍA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE!

*
VÂNIA FREITAS
A pureza do natal

Ficou na sombra do tempo
Hoje é meu passatempo
Quando saio da real
Era tudo natural
De uma beleza fulgente
Sinto saudade somente
Da leveza e da magia
O NATAL QUE ME ATRAIA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE.

*
DAVI FERREIRA

É normal que tudo mude, 
(todo tempo foi assim...)
e o Natal hoje, pra mim,
já não tem a amplitude 
qu'eu vivi na juventude... 
Era um NATAL diferente, 
d'um Deus menino indulgente 
que a boa nova trazia...
"O NATAL que me atraía 
hoje me rouba o presente."
*
Hoje o natal que se vive 
pouco tem de fraternal, 
já não sugere o Natal, 
algo bom que se cultive...
É lastimoso, inclusive, 
esse declive ascendente 
tornando o povo descrente 
cada vez mais, dia-a-dia...
"O NATAL que me atraía 
hoje me rouba o presente."

*
HÉLVIA CALLOU
Não tenho mais uma seia

Com família reunida
Vivendo só minha vida
Ao Natal tormou-se alheia
Não tenho mais mesa cheia
De amor e de alegria
Como aquela que eu comia
Rodeada de parente
O NATAL QUE ME ATRAIA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE

*
ROSÁRIO PINTO
Já vive muitos natais,

Na infância e juventude.
Eram tempos de virtude.
Hoje não festejo mais,
Nosso povo vive em ais.
O comércio é prepotente,
Sempre mais inconsequente.
Vivíamos em alegria,
O NATAL QUE ME ATRAÍA,
HOJE ME ROUBA O PRESENTE

*
CARLOS AZEVEDO
O natal de minha infância 

Quando vivo na lembrança
Eu enchia minha pança 
Tudo livre de ganância 
Sempre havia concordância 
Entre vizinho e parente
Eu ficava bem contente 
Como gente se distraíra 
O NATAL QUE ME ATRAÍA,
HOJE ME ROUBA O PRESENTE

*
JOSÉ WALTER PIRES
Vou entrar nesta ciranda

Para não ficar de fora
Dalinha não pede, manda
E lhe obedeço na hora
Pra lhe dizer, sem demora
Tudo quanto é mais urgente
E que o povo anda carente: 
De paz, amor e alegria
"O NATAL que me atraía, 
Hoje me rouba o presente."

*
CHICO MULUNGU
Me permitam do meu lado
Adentrar a brincadeira,
Sou do tempo que na feira
O peru era comprado
E o natal festejado
Sem comercial fluente
Distraindo a nossa gente
Que só era alegria,
O NATAL QUE ME ATRAÍA
HOJE ME ROUBA O PRESENTE.
*
ÉSIO RAFAEL
Mote e verso da "mulesta"
Com metáforas altaneiras
Esse mote é uma festa
Das famílias brasileiras
Produzido por Dalinha
Nossa querida Rainha
Da cidade de Ipueiras.
*

Mote de Dalinha Catunda
Xilo de Erivaldo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário