Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

OFICINA DE CORDEL NA CENA CARIOCA

Curso Versos de Cordel na Cena Carioca
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro 
O projeto é decorrente do interesse despertado a partir do espetáculo Mulheres no cordel. Chega na esteira do Poesia Encena,  projeto vitorioso, concebido e realizado por Beth Araújo com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 
Dinamizador, Apresentação do curso, Dinâmica e Bibliografia.
Maria Rosário Pinto – Licenciatura em Letras PUC/RJ, pesquisadora e documentalista da área de cultura popular, dedicada à literatura de cordel. É poeta de cordel. Trabalhou por 18 anos na Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP/IPHAN. Responsável pela seleção, higienização, catalogação, indexação, guarda e disponibilização deste acervo. Tem alguns artigos e textos publicados em livros, folhetos, catálogos, no site da Fundação Casa de Rui Barbosa, no espaço de biografias de poetas de cordel, também no site IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, em Portugal. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, desde 2001. Classifica no Edital Mais Cultura – Prêmio Patativa do Assaré, 2010, com a publicação de 3.000 exemplares pelo Ministério da Cultura.

> o que motivou a proposição deste curso;
> a qualificação e experiência da dinamizadora;
> a dinâmica de apresentar poemas de um saber sedimentado pelas tradições de transmissão entre gerações;
> trabalhar o modo de fazer literário;
> indicação da bibliografia utilizada; e,  
 > experimentação prática de composição.

A evolução da literatura de cordel

A importância dos estudos da literatura de cordel face à necessidade de manter a tradição dos conhecimentos da oralidade. A literatura de cordel é ferramenta fundamental de estímulo a alunos e professores. A produção de folhetos de cordel desafia os tempos modernos mantendo-se viva e atuante.

A função da oralidade como fonte de transmissão, e a riqueza das formas de expressão e do saber e fazer literário. O poeta cordelista é, sobretudo, um atento observador dos processos de atualização da sociedade em sua estrutura social, política e/ou tecnológica.

A oficina sobre Literatura de cordel tem como base a inserção da literatura de cordel como ferramenta fundamental de estímulo a alunos e professores, com o objetivo de estimular a leitura, a reflexão e a transposição do universo literário dos folhetos para o próprio universo. Despertar o gosto pela narrativa e pela estética dos folhetos.

Apresentar os conhecimentos básicos para a composição do folheto de cordel, e despertar o interesse do grupo envolvido. 

O curso toma por base: a história da literatura de cordel, poetas e editores, verso, métrica, rima, oração e a confecção do folheto e de suas capas.


Bolsas poéticas

Fontes de pesquisas: sites e blogs

Biblioteca Amadeu Amaral, do CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR/CNFCP/Iphan/MinC – www.cnfcp.gov.br

Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC – www.ablc.com.br


Facebook – Rosário Pinto e Cordel de Maria

DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS
Texto: Rosário Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário