Seguidores

segunda-feira, 15 de julho de 2019

MULHER - CORDEL E PARATY


O CORDEL COM ESPAÇO NOBRE EM PARATY
Nós os poetas de cordel, tivemos pela primeira vez um espaço, exclusivo, na Festa Literária de Paraty de 2019. Espaço democrático, onde poetas de boa parte do Brasil em perfeita harmonia souberam se acomodar.
Dividimos espaço, dividimos comidas, tomamos conta das bancas de vendas, uns dos outros, declamamos e cantamos em conjunto, e ali pela primeira vez, senti uma perfeita confraternização, onde todos os cordelistas eram do mesmo tamanho.
Sem jogos de vaidades, a alegria foi geral, saímos às ruas cantando cordel, embalando os transeuntes e trazendo a literatura de cordel para uma interação maior.
Eu, Dalinha Catunda e Anilda Figueiredo, convidadas pelo IPAN, fomos representando a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Academia dos cordelistas do Crato e o blog Cordel de Saia.
Posso aqui dizer, que nos valeu o registro do cordel como Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil, pois esse movimento levou a literatura de cordel para as grandes mídias e o IPHAN com sua sensibilidade nos presenteou com a oportunidade de brilharmos nessa grande festa, onde cada um com sua estrela deu brilho a grande constelação do cordel.
Aqui agradeço a cada poeta e a cada funcionário do IPHAN, a cada amigo que foi nos visitar, enfim, a todos que se irmanaram conosco nessa grande festa.
Dalinha Catunda cad.25 da ABLC
dalinhaac@gmail.com


2 comentários:

  1. Agradeço pela oportunidade de ter podido prestigiar momento tão importante, recebendo expressiva apresentação das obras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, André, fique ciente que você participou de um grande marco na literatura de cordel. Meu abraço.

    ResponderExcluir