Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

SABERES DO SERTÃO - CONVERSA DE CALÇADA, VIRTUAL - I


 SABERES DO SERTÃO

CONVERSA DE CALÇADA VIRTUAL - I

Vou lançar aqui uma brincadeira, que vou chamar, “ CONVERSA DE CALÇADA VIRTUAL”.

Nos tempos de antigamente, nas cidades do interior as pessoas sentavam nas calçadas, em finais de tarde, para conversar, contar histórias de trancoso, fazer brincadeiras, adivinhações. Era muito comum a arte de improvisar versos. Peguei essa primeira para sextilha para servir de exemplo. Nesse caso a estrofe sempre começa com : QUER QUE EU FAÇA CONTIGO... e sempre aprontando uma maldade. Vamos nessa, cada um faz uma sextilha nessa roda de versos.

CONVERSA DE CALÇADA, VIRTUAL

QUER QUE EU FAÇA CONTIGO?

 

CONVERSA DE CALÇADA, VIRTUAL

QUER QUE EU FAÇA CONTIGO?

1

SEXTILHA POPULAR

“Quer que eu faça contigo

O que fiz com a mãe do cão

Fiz ela subir a serra

Com alpercata de algodão

A alpercata se quebrou

Ela subiu de pé no chão.”

2

DALINHA CATUNDA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Salomé

Fiz ela andar sete léguas

Pra pagar promessa a pé

Chegou toda estropiada

Na matriz de Canindé.

3

BASTINHA JOB

Quer que eu faça contigo

O que fiz com o Sansão?

Cortei o cabelo dele

Dalila nem fez questão

Mas não fiquei na história

E fama não tive não...

4

MANA CARDOSO

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Conceição?

Emborquei o corpo dela

Fiz ela lamber o chão

Depois teve que comer

Uma barra de sabão.

5

VÂNIA FREITAS

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Lampião?

Que foi se esconder nas grotas

Para fugir da prisão?

Mas nem por isso escapou,

Caindo na minha mão.

6

NENEM ESTEVAM

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Gonzagão

Tocou um grande forró

Pras bandas do maranhão,

A sanfona se rasgou

Findou com o violão!

7

FABIANA GOMES VIEIRA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com o ex-marido?

Dei-lhe dois chutes nos ovos

Pra deixar de ser enxerido

Depois ficou reclamando

Que tá goro e dilorido!

8

DULCE ESTEVES

Quer que eu faça contigo?

O que fiz com Raimundo ?

Chamei - o de véio imundo

Da cara de papa - figo

Me mostrou logo seu fundo

E ficou meu inimigo.

9

GIOVANNI ARRUDA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Frei Romão

Eu quebrei o terço dele

E risquei o seu sermão

Chegou a hora da missa

Tava feita a confusão

10

FRANCISCO JAIRO VASCONCELOS

Quer que eu faço contigo

O que fiz com Zé Pelé?

Botei na cama do porco

Ficou com bicho de pé

Ando para sempre torto

Nunca conseguiu mulé.

11

AGLIBERTO BEZERRA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com "Zé Socó"?

O peguei pelas "berturas"

Apertei-lhe o gogó

Que até hoje ele reclama

Que na guela tem um nó

13

RITINNHA OLIVEIRA

Quer que eu faça contigo

O que fiz na procissão

Dei uma queda no vigário

E culpei o sacristão

O padre deu-lhe um tabefe

Em seguida a extrema unção

14

ANILDA FIGUEIRO

Quer que eu faça contigo

O que fiz com o metidão?

Começou com atrevimento,

Peguei a mão de pilão,

Acertei bem no lugar

Da chave de precisão!

15

ZÉ SALVADOR

Quer que eu faça contigo

O que fiz com o Chicó

Quando começou mentir

Lhe dei pisa de cipó

Depois não satisfeito

Lhe dei pimenta em pó.

16

GEVANILDO ALMEIDA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com um pastor?

Fiz rezar trinta pai nosso

Dá graça ao padre e louvor

Fiz escrever um texto bíblico

E me assinar como autor.

17

FRANCISCA EMIDIO

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Zé Mané

Dei um chute no traseiro

Que ele foi de cangapé

Saiu catando cavaco

Se estrepou e deu no pé!

18

LINDICASSIA NASCIMENTO

Quer que eu faça contigo

Como eu fiz com Marilu?

Dei-lhe um soco na venta

Que doeu no mucumbu,

De tão feia ela ficou

Parecendo cururu.

19

MANO MELO

Quer que eu faça contigo

O que fiz com a Dalinha

Num forró de Ipueira,

Pra banda dos Catunda.

A saia ficou inteira,

Mas caiu o cu da bunda.

20

LUCIA AGRA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Zé Lelé,

Ele diz: sou seu amigo,

Mas na verdade não é,

Então joguei na cara dele

A nota falsa que'le é.

21

ROSARIO PINTO

Quer que eu faça contigo

O que fiz com Zé Mané?

Dei-lhe um copo de cachaça

E um pacote de rapé!

Pois tanto bebeu e cheirou,

Se estalou no arastapé!

22

OLEGARIO ALFREDO

Quer que eu faça contigo

O que eu fiz com o valentão

Dei-lhe um rabo-de-arraia

E um martelo de escorão

Não tardou um minutinho

Valentão caiu no chão.

23

RIVAMOURA TEIXEIRA

Quer que eu faça contigo

O q fizeram com Gusmão

Levaram pro matagal

Amarraram num mourão

Ainda deram uma surrinha

Com urtiga e cansanção

24

GIOVANNI ARRUDA

Quer que eu faça contigo

O que eu fiz com o Ipu

Tapei a bica com pedra

Botei cera de uruçu

No cabelo de Iracema

Joguei pó de urucu

25
FRANCISCO DE ASSIS SOUSA
Quer que eu faça contigo
Como fiz com Vicente "Finim"
Joguei lhe uma Maldição
E ele ficou assim:
Correu sete freguesias
Pulando feito um "saguim".

26

 PAULO GONDIM

Quer que eu faça contigo

O que fiz com quem me zomba

Que escorregue na lama

Se arrebente, quebre a tromba

Engorde e aumente o bucho

Vá explodir como bomba

27

DIDEUS SALES

Quer que eu faça contigo

Como fiz com Baltazar,

Obriguei-o a beber

Dez cervejas, sem parar,

Sem poder dar um arroto

E sem ter direito a mijar.

28

DALINHA CATUNDA

Quer que eu faça contigo

O que fiz com nascimento

Fiz ele pular a cerca

Escanchado num jumento

Quase que ele quebra os ovos

Naquele dado momento.

*

Ciranda de versos coordenada por Dalinha Catunda.

Xilo de Mercio Siqueira

dalinhaac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário