Seguidores

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Natal é tempo de festa por Creusa Meira


 Natal é tempo de festa

De confraternização,
O espírito de união
Em todos, se manifesta.
Este clima me empresta
A energia e me comovo,
Festejando com o povo
O momento especial,
A todos, feliz natal
E um próspero ano novo!
Hoje eu tenho a compreensão
Que, pra permanecer viva
Esta data tão festiva,
Celebrando a união,
Há de haver mais inclusão,
Mais Amor, mais humildade,
Mais respeito, dignidade
No trabalho, lar, lazer.
Que o ser suplante o ter
Num ambiente de igualdade.
Que a tal fraternidade
Comova os seres humanos,
Para que tracem seus planos,
Tendo a solidariedade
Como uma modalidade
De viver em harmonia.
Que a música e a poesia
Enterneçam os corações
Tão amargos de ambições,
Irradiando alegria.
Para falar de Natal
Eu viajo ao Sertão,
Em tempos que longe estão
Da minha vida atual,
Nunca vivi época igual,
Com tamanha intensidade.
E toda a simplicidade
Dessa comemoração,
Tão repleta de emoção,
Era o Natal de verdade.
Quando chegava dezembro,
O clima logo mudava,
A cidade se enfeitava,
Numa euforia, me lembro
Em cada casa, um membro
Da família a montar
O presépio e ornamentar,
Com os devidos personagens,
Morros com belas paisagens
E a lapinha singular.
Todos iam visitar
O presépio do vizinho,
Não havia queijos, vinho,
Na data a comemorar.
Tinha a beleza no ar,
Elevando o sentimento
Do grande contentamento
Em louvar o Deus Menino,
Esse ser gentil, divino,
No dia do nascimento.
Formando um lindo coral,
Homens, mulheres, crianças
Saíam nas vizinhanças
Nessas noites de Natal,
Com um cântico especial,
Que toda a cidade ouvia.
No presépio, com Maria,
José, Reis Magos, pastores,
Todos rendendo louvores
Ao menino que nascia.
O canto se repetia
Na véspera do ano novo.
E novamente o povo
À cidade comovia,
Espalhando a energia
Do Natal que já passava.
Quando o ano terminava,
Era grande a esperança,
Nos olhares, confiança
No outro que começava.
Os festejos animados
Dessa época natalina
Seguiam sua rotina
No ano novo e reisados,
Todos bem organizados
Com beleza e harmonia.
Dentro de casa já ouvia
A chegada dos reiseiros,
Cantando ternos inteiros
Para o filho de Maria.
Revivendo essa magia
Que tanto me encantou
Nesse tempo que passou,
Hoje eu sinto nostalgia.
Mas me encho de alegria
E a tristeza em mim, removo,
Com os versos que promovo
Um singelo recital,
A todos, Feliz Natal
E um próspero ano novo!
Creusa Meira
postagem de Dalinha Catunda
dalinhaac@gmail.com

3 comentários: