Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2024

SE VOCÊ FOSSE UMA ÁRVORE

SE VOCÊ FOSSE UMA ÁRVORE

*

Amigo vou perguntar.

Gostaria de saber!

Espero que me responda,

Se souber me responder:

se você fosse uma árvore

Qual gostaria de ser?

1

Eu gostaria de ser

A bela carnaubeira.

Tem palmas cantarolantes

Essa elegante palmeira.

É paisagem nordestina,

Que vejo desde menina,

Ornando minha ribeira.

Dalinha Catunda

2

Acho linda a oiticica,

Também o velho imbuzeiro;

O grandalhão jatobá,

Sombreando o cajueiro ;

Um pé de cabaça e cuia ;

Mas prefiro ser a imbuia,

Me transformando em roupeiro.

Interagindo com Dalinha Catunda .

Wellington Santiago.

3

Eu gostaria de ser

Um frondoso cajueiro

Carregadinho de frutos

Maduros o ano inteiro

Pra uma rede armar

Pros meninos balançar

Na sombra do meu terreiro

Araquém Vasconcelos

4

Penso de outra maneira,

Já que nasci nordestino;

Queria ser um Juazeiro

Para acolher peregrino

Nos momentos cruciais

E abrigar os animais

Nas horas do sol a pino.

(Joames).

5

Quero ser JABOTICABA

Cheio de frutos roxinhos

O seu tronco todo cheio

Fartura que nem acaba

Parece que não tem folha

Para mim melhor escolha

Alimento os passarinhos.

Dulce Esteves

6

É lindo o belo formato

Do juazeiro,o embu

Mas se fosse pra escolher

Queria ser " mulungu "

Para crescer no sertão

Com flores lindas que são

Poemas pra eu e tu.

RivaMoura

7

Eu gostaria de ser

A pequena barriguda

Por ser pequena e com graça

Eu Simpática, ela muda

Ela produz a semente

E eu produzo com a mente

Porque sou mais linguaruda.

Vânia Freitas

8

Queria e quero ser

Aquela árvore da serra

O nosso Augusto dos Anjos

Num soneto que encerra

A fúria dum pai raivoso

Que a machadadas iroso

Fez ambos tombar por terra.

Bastinha Job

9

Eu sonho ser flamboyant

Para oferecer as flores

A todos gratuitamente

Dar sombra como favores

Nos dias de sol bem quente

Deixar cheiroso o ambiente

Com meu suaves olores.

Jairo Vasconcelos.

10

Simbolizando a caatinga

Do nordeste brasileiro

Caso eu pudesse, seria

Um frondoso juazeiro

Exaltado na canção

De Luiz rei do baião

Nosso mestre sanfoneiro

Paulo Silva

10

Certamente eu seria

U'angico branco frondoso

Bem na beira do caminho,

De tronco bem portentoso

Onde inseto, bicho e gente,

No seu sombrear clemente,

Têm descanso mais gostoso

Arimatéa Sales

11

Eu já sou, como se vê,

E sempre faço por onde,

Frondoso pé de ipê.

- Pois, em mim, nunca se esconde

A beleza, sem clichê,

Mostrada na minha fronde.

(Prof. Weslen)

12

Queria ser uma árvore

E escolheria a palmeira

E ser igualmente a ela

Bem magrinha e bem faceira

Ficar em pé lá no alto

Sem precisar usar salto

E nem ouvir fofoqueira

Euza Nascimento.

13

Eu gostaria de ser

O umbuzeiro sagrado

Pois o vate Jessier

Diz que é pau abençoado,

Se falta invernada, pimba...

A raiz vira cacimba

Haja umbu pra todo lado.

Giovanni Arruda

14

Eu gostaria de ser

Aquele belo pereiro

Que meu avô exaltava

No seu antigo terreiro

Tinha flores bem exóticas

Às vezes até hipnóticas

Era pra nós um festeiro.

Maria Nelcimá Morais Santos

15

Se eu pudesse escolher

Seria um pé de Juá,

Carregadinho de frutos,

Vizinho ao pé de ingá,

Para embaixo dos seus galhos,

Construir os agasalhos,

Pr'o cacão e o sabiá.

Francisca Gonçalves Emidio

16

Pela sua utilidade

Quando serve de coluna

Para a casa do matuto

Que não dispõe de fortuna

Eu queria ter a sorte

De ser belo, grande e forte

Como um pé de barauna

Heliodoro Morais

17

Se eu puder escolher

Quero ser um Juazeiro

E com água nas raízes

Farei da copa um chuveiro

Pra agoar todo dia

A roça da poesia

Tendo safra o ano inteiro

Ritinha Oliveira

18

Marina Campelo

Queria ser macieira

Que dá a fruta do pecado

Perfumada e saborosa

Deixou Adão enfeitiçado

E esse, com desejo e afã,

Com Eva comeu a maçã

E do céu foi degredado.

Marina Campelo.

19

Se eu fosse uma árvore

O meu pai seria o chão

Da serra do Araripe

Onde fica o meu torrão

Seria o "pé de pequi"

Pequizeiro Cariri

Corpo, alma e coração!

Lindicássia Nascimento, Barbalha CE.

20

Digo com toda certeza

q'eu seria um pé de acerola

porque é rico em vitamina "c"

e o seu fruto é show de bola

e se o resfriado for precoce

rapidinho ela cura a tosse

e bem ligeiro manda embora

George kelé.

21

Se fosse pra escolher

Entre tantas, eu queria

Ser um pé de umburana

Que tem a casca macia

Pra o trabalho artesanal

Não existe outro igual

E todo mundo aprecia.

Jerismar Batista

22

Um pezinho de café

Muitas sementes botar

E torrado em grãozinhos

No caco depois pilar

E ser bebido quentinho

Sendo o seu paladar.

Interagindo com Dalinha.

De mim sempre lembrar

Vou ser o seu paladar.

Francisco De Assis Sousa.

*

Obrigada poetas e poetisas que participaram dessa Ciranda de Versos, no Conversa de Calçada Virtual. Meu carinho e meu abraço para todos.

Interação proposta por Dalinha Catunda.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário