Seguidores

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mulheres da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Anilda Figueiredo e Josenir Lacerda

Dalinha Catunda e Rosário Pinto









Alba Helena
MULHERES DA ABLC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL CORDEL
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC tem seu colegiado composto de quarenta cadeiras, das quais, cinco são ocupadas por mulheres cordelistas. Pela ordem de chegada temos:
Rosário Pinto que foi responsável pela Cordelteca – Memória da literatura de cordel, da Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP, durante 18 anos. Natural de Bacabal, MA, mas desde criança radicada no Rio de Janeiro. Sua produção é baseada no conhecimento que adquiriu ao longo do tempo em seu ofício. De Rosário Pinto que ocupa a cadeira nº 18, que tem como patrono José Bernardo da Silva, destaco: Catalogação de cordel e, O poeta e o folheteiro.
Maria de Lourdes Aragão Catunda, Dalinha Catunda, nasceu na cidade de Ipueiras sertão do Ceará.  Ocupa a cadeira 25 na ABLC que tem como patrono, Juvenal Galeno. É membro correspondente da AILCA – Academia Ipuense de Letras, Ciências e artes e faz parte da ACC, Academia dos Cordelistas do Crato. Entre seus cordéis e parcerias já ultrapassou os 50 cordéis. A destacar, A Invasão do Alemão, Não deixe o Homem Bater Nem Em Seu Atrevimento e O Homem que Perdeu a Rola que já está na segunda edição.
Josenir Alves de Lacerda é natural de Crato - Ce, Co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato, cadeira nº 03 patrono Enéas Duarte e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel–ABLC, cadeira nº 37, patrono José Soares. Tem cerca de 80 trabalhos publicados, destacando-se “O Linguajar cearense,” “De volta ao passado” e “A medicina no cangaço”.
Alba Helena Corrêa nasceu em Niterói em 11 de julho de 1932, é poetisa, Ingressou no mundo da poesia, escrevendo trovas. No Cordel, descobriu grande afinidade com seus irmãos nordestinos que são mestres nesse tipo de literatura. Em cordel escreveu, Gonçalo, um iluminado e o Cordel sublimado, O cordel ontem, hoje e sempre, Duas saias no Cordel, em parceria com Dalinha Catunda, entre outros.
Anilda Figueiredo é natural da cidade de Crato, aposentada do Banco do Brasil, professora de Literatura Brasileira e Literatura Popular, Autora de cordéis editados pela ACC - Academia dos Cordelistas do Crato, onde ocupa a cadeira Nº 07. Atualmente é presidente da ACC e é de Anilda a cadeira nº 3 da ABLC tendo como patrono Firmino Teixeira do Amaral. Doenças populares, O Cariri cearense, O BB que conheci, é uma pequena amostra de seus trabalhos.
*
Dalinha Catunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário