Seguidores

domingo, 25 de abril de 2010

MEDALHA ROGACIANO LEITE



Palavras do poeta e Diretor Cultural da ABLC, Chico Salles

Vimos aqui descrever de forma concisa, a emocionante Plenária do ultimo dia 17, realizada na sede da ABLC. Na ocasião, foi prestada homenagem "in memorium" ao poeta pernambucano Rogaciano Leite, que passou a ser o Patrono do Quadro de Beneméritos, e foi criada a Medalha Rogaciano Leite, comenda a ser autorgada a personalidades com relevantes serviços prestado a Literatura de Cordel.

A Plenária foi aberta pelo Presidente Gonçalo Ferreira da Silva, que fez uma comovente apresentação do homenageado, apresentando o seu texto em cordel, publicado na década de oitenta sobre o poeta Rogaciano Leite.

Em seguida foi feita uma irreparável apresentação da vida e obra do homenageado, pelo seu primo Saulo Passos, que veio exclusivamente de Brasília onde reside, para este evento. O Saulo Passos foi aplaudido de pé por toda platéia, que estava completamente lotada.

Depois foi a vez de Cibele Carneiro, neta do Rogaciano Leite, que veio de Fortaleza acompanhada de sua mãe Lúcia Carneiro exclusivamente para esta Plenária. Cibele, encantou a platéia com sua singeleza e conhecimento da história do ilustre avô, apresentando painéis, fotos e livros publicados pelo Poeta Rogaciano Leite.

No final da Plenária, já no momento das congratulações, foi sugerido e aprovado pela direção da ABLC, que as primeiras Medalhas Rogaciano Leite serão autorgadas a Cibele e ao Saulo Passos, em ocasião a ser definida.

Chico Salles

Um comentário:

  1. Dalinha,

    foi realmente uma plenário notória. Mesmo chegando bastante atrasada, ainda vi o brilho das explanações acerca de tão notável poeta.


    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir