O Blog Cordel de Saia idealizado e criado pela poeta de cordel, Dalinha Catunda, é direcionado à cultura popular, a mulher aparecerá como figura principal. Aqui receberemos democraticamente, homens e mulheres praticantes deste contagiante mundo encantado da Literatura de cordel. O blog tem também como função divulgar eventos relacionados a literatura de cordel além de descobrir e divulgar a mulher cordelista. Contatos: dalinhaac@gmail.com e rosariuspinto@gmail.com
Seguidores
domingo, 25 de abril de 2010
MEDALHA ROGACIANO LEITE
Palavras do poeta e Diretor Cultural da ABLC, Chico Salles
Vimos aqui descrever de forma concisa, a emocionante Plenária do ultimo dia 17, realizada na sede da ABLC. Na ocasião, foi prestada homenagem "in memorium" ao poeta pernambucano Rogaciano Leite, que passou a ser o Patrono do Quadro de Beneméritos, e foi criada a Medalha Rogaciano Leite, comenda a ser autorgada a personalidades com relevantes serviços prestado a Literatura de Cordel.
A Plenária foi aberta pelo Presidente Gonçalo Ferreira da Silva, que fez uma comovente apresentação do homenageado, apresentando o seu texto em cordel, publicado na década de oitenta sobre o poeta Rogaciano Leite.
Em seguida foi feita uma irreparável apresentação da vida e obra do homenageado, pelo seu primo Saulo Passos, que veio exclusivamente de Brasília onde reside, para este evento. O Saulo Passos foi aplaudido de pé por toda platéia, que estava completamente lotada.
Depois foi a vez de Cibele Carneiro, neta do Rogaciano Leite, que veio de Fortaleza acompanhada de sua mãe Lúcia Carneiro exclusivamente para esta Plenária. Cibele, encantou a platéia com sua singeleza e conhecimento da história do ilustre avô, apresentando painéis, fotos e livros publicados pelo Poeta Rogaciano Leite.
No final da Plenária, já no momento das congratulações, foi sugerido e aprovado pela direção da ABLC, que as primeiras Medalhas Rogaciano Leite serão autorgadas a Cibele e ao Saulo Passos, em ocasião a ser definida.
Chico Salles
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dalinha,
ResponderExcluirfoi realmente uma plenário notória. Mesmo chegando bastante atrasada, ainda vi o brilho das explanações acerca de tão notável poeta.
Beijos, com carinho.
Justa homenagem ao grande poeta brasileiro Rogaciano Leite.
ResponderExcluirTomei conhecimento de Rogaciano Leite pelas páginas do jornal Alto Madeira, onde publicou suas reportagens sobre a vida nos seringais. Peças históricas dos sertões do oeste do Brssil. Zola Xavier da Silveira - Guaporé Ciltural.
ResponderExcluirParabéns a você Helena e todos seus familiares pela justa homenagem feita a esse poeta ilustre Rogaciano Leite com essa linda medalha por ele merecida.
ResponderExcluirMuito nos faz feliz essa homenagem tão merecida ao grande poeta do improviso que tanto nos encantou com suas obras enriquecendo por demais a literatura brasileira. Vivas ao grande Rogaciano Leite!
ResponderExcluirLinda e merecida homenagem!
ResponderExcluir