Academia Brasileira de Literatura de Cordel/ABLC
Rua Leopoldo Fróes, 37 – Santa Teresa
Data : 15 de maio de 2010.
Pauta: Leandro Gomes de Barros
(1865 – 1918)
Plenária ABLC em homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros. O presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva, retratou a vida e a obra do poeta Leandro Gomes de Barros, referindo-se aos pontos mais relevantes da trajetória do poeta, tais como a importância de Leandro como poeta, comerciante e empresário. Foi pioneiro na edição de folhetos de cordel e um dos mais produtivos de sua época. Responsável pela penetração da literatura de folhetos em todo o Nordeste, através da figura do folheteiro – vendedor ambulante – que cantava os grandes romances em feiras, praças e nas festas populares de todo o interior nordestino. Dedicou-se especialmente aos romances, dentre os títulos mais conhecidos, citamos: O cachorro dos Mortos, Batalha de Oliveiros e Ferrabraz, O cachorro dos mortos, Historia da donzela Teodora, O soldado jogador, A vida de Canção de Fogo e seu testamento, O cavalo que defecava dinheiro; foi também um grande criador de pelejas ficcionais, como: Peleja de Riachão com o diabo, A peleja de Leandro Gomes com uma velha de Sergipe, A peleja de Serrador e Carneiro, cuja autoria foi muitas vezes atribuída a João Martins de Athayde, que após a morte de Leandro adquiriu seu acervo, reeditando vários títulos com o seu próprio nome.
Em seguida o acadêmico William J. G. Pinto nos apresentou um breve e rico relato sobre a vida e obra de Chico Nunes das Alagoas, alcunha de Francisco Nunes de Oliveira, também conhecido como Rouxinol da Palmeira, poeta, cantador e repentista nascido em 1904, natural de Palmeira dos Índios (AL). O poeta William J. G. Pinto citou várias passagens da vida e da rica poesia de Chico Nunes.
Ahhhhhh, esta faltei! E como conheço as plenárias e explanações, sei o quanto perdi nesta falta. Parabéns para todos da ABLC que fazem e trazem sempre as melhores representações da rica arte do Cordel.
ResponderExcluirBeijos
Oi amiga,
ResponderExcluirTudo bem, outras virão. Quando for possível, esperamos vocês por lá. A próxima, DIA 19/06, será sobre o grande poeta e editor, José Bernardo da Silva, fundador da Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte (CE), Beijos
Olá Creusa,
ResponderExcluirObrigada por nos seguir, mas... deixe aqui sua marca, ok? Bjos, Rosário