Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

MEU CARNAUBAL


Este carnaubal é um tesouro que preservo em minhas terras na cidade de Ipueiras-Ceará. O dia da Àrvore está chegando, estou homenageando a carnaubeira árvore típica do Nordeste.
 Vamos preservar nossas riquezas naturais?
MEU CARNAUBAL

Velhas carnaubeiras,

Ornamento natural.

Da cidade de Ipueiras

Querido torrão natal.

Lembro-me das cantigas,

De eras mais antigas.

O canto do carnaubal!



Tão majestosa, tão bela,

Altaneira e imponente.

Palmas abertas em leque,

Da flora és um presente!

Encanto da natureza,

Admirando tua beleza,

Sinto-me mais contente.



Quantas vezes escutei

Sonoros acordes no ar.

O vento batia na palma,

E a palma a cantarolar.

Ao sol quente do sertão

O vento virava canção,

E vinha me refrescar.



Hoje não mais encontro,

Minha árvore preferida

Ornamentando as praças,

Os jardins e as avenidas

Já não as vejo na cidade,

E para minha infelicidade,

Noto que estão sumidas.



Para matar a saudade,

Desta beleza natural,

Tenho em meu sítio

Um bonito carnaubal.

Adoro as carnaubeiras,

Da cidade de Ipueiras

Da minha Terra Natal.

Foto e texto de Dalinha Catunda
Visitem também: http://www.cantinhodadalinha.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Sempre que vejo carnaubas, lembro-me das veredas descritas por Guimarães Rosa.
    Ter um carnaubal é privilégio de poucos,e eu tenho certeza do amor verdadeiro que você tem por eles.
    Abraço.

    ResponderExcluir