Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Carnaval e cordel: isto vai dar samba!

A Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro levará para a avenida a literatura de cordel, como tema de seu samba-enredo. Concordo com o poeta Lobisomem: o fato de uma agremiação de escola de samba, do Rio de Janeiro, escolher com temática a literatura de cordel, é fato ÚNICO. Isto é motivo para comemoração e não para censuras. A literatura de cordel está em seu apogeu, o que faz com que possa ser apropriada por outras corretes da cultura popular e, se ocorre de forma espontânea, melhor. Afinal, a literatura de cordel chega ao palco universal da Marques de Sapucaí. Ao invés de ficarmos nos colocando numa posição defensiva, devemos procurar subsidiar, para que o espetáculo fique ainda mais brilhante.

A verdadeira arte só é arte, quando pode ser referencial para todos, de todas as camadas sociais, culturais, raças, profissões e feitios. Não é à toa que até os dias atuais os grandes escritores do passado permanecem vivos e atuais e, nos tocam, nos referenciam e dizem de nossas emoções e vivências... O momento é de conquista. O samba não precisa obedecer a critérios de composição poética -, afinal, é samba-enredo, com a temática da literatura de cordel, não ela própria. Vamos deixar o cordel embarcar nessa viagem misteriosa da Marques de Sapucaí. Vamos deixá-lo voar e conquistar novos ares e novos palcos... Quem sabe, daí sairá o interesse formador de novos leitores, poetas que possam manter viva essa cultura literária que vem lá de idos tempos - passando de geração em geração e mantendo-se bela, homogênea e transcendente. A nossa literatura não deve ficar presa aos seus criadores, precisar transcender, voar, voar, voar...

VAMOS SOLTAR ESSE PAVÃO MISTERIOSO NA AVENIDA

Beijos, amigos e confrades,
Rosário Pinto
Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Um comentário:

  1. Estou feliz, em saber que esta cultura popular,
    e pura, que é a Literatura de Cordel, está despontando aí, na feliz ideia de trazê-la ao
    grande público para o "palco" da Sapucaí. Concordo, em tudo, com voce, Rosário.É a grande
    oportunidade para uma macissa divulgaçao do cordel. Cordelistas, sem preconceitos, têem mais é que se unirem para essa grande "empreitada".
    Ainda há tempo para, em reuniões, se for o caso,
    influenciar,com opiniões, nesse extraordinário projeto.
    Já estou imaginando, a maravilha que vai ser o
    carnaval de 2012, no desfile da Salguiero com o "Cordel Branco e Encarnado"....já tô torcendo!

    Bom feriadão
    Beijos

    ResponderExcluir