Seguidores

quarta-feira, 22 de junho de 2011

GRANDES NOMES DA POESIA DE CORDEL

CONHECENDO NOSSOS POETAS

JOÃO FERREIRA DE LIMA nasceu, em São José do Egito (PE), em 1902. Além de poeta, foi astrólogo. Autor do mais célebre almanaque popular nordestino, o Almanaque de Pernambuco, lançado em 1936, Alcançando entre 1936 e 1972 uma tiragem de mais de 70.000 exemplares. Percorreu vários temas da poesia popular, privilegiando as Discussões e Pelejas, publicou Discussão de dois poetas, Antônio da Cruz com José Cajarana(*) e, Peleja de João Athayíde com João Lima, do qual temos conhecimento de duas edições: uma de Recife, 1921 e outra, de Juazeiro do Norte, Tipografia São Francisco, 1957. Também abordou os temas de malandragem e presepada, cuja obra mais conhecida é As palhaçadas de João Grilo, folheto de 8 páginas, em sextílhas que, em 1948, foi ampliada por João Martins de Athayde para 32 páginas, em setílhas, sob o título de Proezas de João Grilo. Outros poetas abordaram a temática de presepada, esperteza e astúcia como, Francisco Sales Arêda, em As palhaçadas de Pedro Malazartes; Leandro Gomes de Barros, em A vida de Cancão de Fogo e seu testamento; e, Manoel Camilo dos Santos, em O sabido sem estudos e As aventuras de Pedro Quengo. João Grilo adquiriu renome internacional quando representado na peça teatral O auto da compadecida, de Ariano Suassuna.
Uma vertente em particular a ser notada na obra de João Ferreira de Lima é a crítica e a sátira social, quando após responder a todas as adivinhas propostas pelo Rei, que lhe concederia o benefício de instalar-se no castelo, João Grilo impõe à nobreza valores de caráter moralizante, como podemos observar nos versos:
...E então toda a repulsa
transformou-se de repente
o rei chamou-o pra mesa
como homem competente
consigo, dizia João:
na hora da refeição
vou ensinar esta gente.

E, continua sua lição nos versos que se seguem:

...Eu estando esfarrapado
ia comer na cozinha
mas como troquei de roupa
como junto com a rainha
vejo nisto um grande ultraje
homenageiam meu traje
e não a pessoa minha....

Esse “tal” João Grilo é a imagem do anti-herói como, Pedro Malazartes, João Malasarte e Pedro Quengo, personagens também abordadas pelos poetas João Martins de Athayde, Paulo Nunes Batista e Antônio Pauferro da Silva, com As perguntas do Rei e as respostas de João Grilo, dentre outros.
João Ferreira de Lima publicou poucos títulos, mas de grande qualidade e influenciou uma séria de grande autores com o seu João Grilo. Faleceu em Bezerros, em 1973.
Leia na íntegra o folheto: 
 (*) LIMA, João Ferreira de. Discussão de dois poetas, Antônio da Cruz com José Cajarana. [S.l.: s.n., 19--]. 8 p.
Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br - Base de Dados > Acervos > C0193 e,


LIMA, João Ferreira de. As proezas de João Grilo. Fortaleza: Tupynanquim, 2001. 32 p.
Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br - Base de Dados > Acervos > C5266.

  A partir destes links ou qualquer outro, você navega em toda a CORDELTECA - Memória da Literatura de Cordel, da Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/CNFCP/Iphan/MinC.        
BOAS PESQUISAS

Rosário Pinto

Consulte ainda:


Um comentário:

  1. Conheço Pedro Malazarte, desde menina, nos livros lá de casa, e só vim conhecer João Grilo apresentado por Suassuna, no Alto da Compadecida.
    Gostei de ler a biografia de João Ferreira Lima, quanta riqueza, num simples homem.
    Bom feriado, Rosário
    Um cheiro

    ResponderExcluir