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domingo, 1 de abril de 2018

CREUSA MEIRA NO MARTELO AGALOPADO


CREUSA MEIRA NO MARTELO AGALOPADO
*
Ser Mulher é viver cortando os laços
Que a mantém presa ao seu próprio mundo
É querer libertar-se num segundo
Dos grilhões que limitam os seus passos
Ser Mulher é ocupar todos espaços
Que são seus por direito e garantia
É lutar e é vencer a cada dia
As batalhas contra a desigualdade
A Mulher transforma a sociedade
Caminhando com a democracia
*
Ser mulher é ter sonhos de mudança
É tomar decisões em seu caminho
É alçar voos como um passarinho
Vislumbrando horizontes de bonança
É marcar o compasso de uma dança
Com os passos da sua alforria
Ser mulher é ter força e ousadia
Pra vencer qualquer adversidade
A mulher transforma a sociedade
Caminhando com a democracia
*
Ser mulher é achar o rumo certo
Numa estrada de curvas e desvios
É seguir como a corrente dos rios
Desbravando o caminho a céu aberto
Ser mulher é alcançar o longe e o perto
Na tormenta, buscar a calmaria
É ser facho de luz que irradia
Os recintos da obscuridade
A mulher transforma a sociedade
Caminhando com a democracia
*
Ser mulher é ser tudo e muito mais
Do que apenas um osso de costela
É ser bruxa, ou fada, ou Cinderela
No convívio dos tempos atuais
Garantindo os direitos sociais
Conquistados na luta, dia a dia
Ser mulher é escutar a melodia
Da igualdade de oportunidade
A mulher transforma a sociedade
Caminhando com a democracia
*
As quatro estrofes são no estilo martelo agalopado com mote. O martelo é um estilo muito utilizado pelos cantadores repentistas. São compostos por uma décima decassilábica, com as tônicas na terceira, sexta e décima sílabas. Pesquisando no Google é possível aprender com os exemplos de versos com as sílabas em negrito. O paraibano Silvino Pirauá de Lima (Patos1848 - Bezerros1923) desenvolveu o que hoje é conhecido com o nome de Martelo agalopado. São versos de 10 sílabas, com tônicas na terceira, sexta e décima sílaba. Seu esquema rítmico seguiu o esquema das décimas dos cantadores, ou seja, ABBAACCDDC.
Postagem de Dalinha Catunda

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