Seguidores

terça-feira, 2 de outubro de 2018

A FORÇA E A IMPORTÂNCIA DAS PELEJAS VIRTUAIS


A criação do blog CORDEL DE SAIA chegou para divulgar a poesia feminina na literatura de cordel e com ele teve início um grande levantamento de autoras de literatura, que ali são chamadas a participar de Cirandas poéticas. A partir daí e, com a força das mídias virtuais, estas mulheres deram início a vários debates on-line, ora em prosa, ora em poesia.

Dalinha Catunda e Rosário Pinto deram o pontapé inicial desta modalidade e, trazendo para a cena o universo feminino. A primeira peleja realizada no mensager foi Fuxico de mulher. O debate começou como uma brincadeira e resultou na publicação de folheto.

No folheto Pelejas virtuais, 2018, Dalinha Catunda relata as pelejas travadas com várias autoras e autores. Agora já é comum, basta jogar uma estrofe com MOTE e, a disputa está no ar. Como em todo desafio, as primeiras estrofes remetem para os informes sobre os debatedores. Têm inicio com a apresentação dos poetas e a consequente e, de praxe, depreciação dos versos do adversário, enaltecendo suas próprias qualidades poéticas. É assim que se dá nas mais tradicionais pelejas. Cabe aqui ressaltar que, no folheto aqui citado, Dalinha Catunda usa o recurso da “deixa” em todas as estrofes de seu poema.

Estas pelejas virtuais que começaram como brincadeiras tornaram-se mais frequentes e trouxeram para a cena vários poetas e poetisas que, até então, permaneciam mais reclusos em suas localidades. Todos, com suas características, informam, encantam e deleitam os leitores que ficam ansiosos por novos embates. Em paralelo às pelejas virtuais, Cordel de Saia desenvolve as publicações de folhetos coletivos.

Pelo fato de serem compostas on-line estas contendas ganharam o mundo e hoje estão referenciadas nos mais distantes lugares.
“Chegaram ao estrangeiro
As pelejas virtuais
Tem pelejas em revistas
Temos cordéis em jornais
A mulher ganhou espaço
E também marca seu traço
Nestes tempos atuais.”
(Dalinha Catunda)



Maria Rosário Pinto
ABLC, cadeira 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário