Seguidores

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A MULHER EM TRÊS TEMPOS NO CORDEL














A MULHER EM TRÊS TEMPOS NO CORDEL
1º - a mulher teve grande importância no ofício de repassar a cultura popular. Foi mestre em difundir suas tradições, contando histórias, lendas, causos, cantando cantigas de ninar, fazendo adivinhas, cantando cantigas de roda, repassando as superstições, pois tudo isso é parte da andante cultura oral. O cordel parente próximo do repente não ficou de fora, era lido contado ou cantado, também, por mulheres. Era dessa forma que a mulher contribuía com a cultura, nos tempos passados. Reuniam-se em alpendres terreiros e calçadas.
2º - a mulher foi tema dos folhetos nas mais diversas formas: A musa, louvada por seus poetas, escrachada por outros, conforme o olhar de cada bardo sobre a figura feminina.
3º - finalmente, chegou a vez da mulher marcar espaço, e ocupar seu lugar ao lado do homem de igual para igual. Não, apostando numa competição, e sim numa parceria, ocupando a lacuna a ela destinada. E assim, aconteceu. A mulher hoje escreve cordel, ministra oficinas, ocupa as academias de literatura, onde antes era apenas um “clube do bolinha.” Enfim, a mulher ganhou voz e começa a ser respeitada como poeta cordelista.
 Mais uma vez, consegue reunir, aglomerar, não em alpendres, calçadas, terreiros, nem na debulha do feijão, mas num espaço muito mais amplo, a internet! Onde navega com garra, conhecimento, participando das pelejas virtuais, desbravando novos caminhos e fincando sua bandeira, nas mídias contemporâneas.
Nas fotos as Mulheres Cordelistas que nos ajudam a manter o intercâmbio entre as Academias de Cordel.
Texto de Dalinha Catunda
dalinhaac@gmail.com
rosariuspinto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário