Seguidores

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ABLC CONVIDA E CONVOCA


Foto: Acervo da família
ABLC convida os amigos e convoca os acadêmicos a participarem da 2º Plenária da ABLC que acontecerá em 17 de abril de 2010.

O Tema principal será Rogaciano Leite. Com palestrante que apresentará a vida, obra e sua importância para o universo da cultura popular, com participação da platéia após a palestra.

“ Academia Brasileira de Literatura de Cordel, prestará homenagem póstuma ao Poeta e escritor Rogaciano Leite, que passará a ser Patrono dos Beneméritos desta Instituição. No dia 17 de Abril de 2010, em reunião plenária. Na sede do ABLC no Rio de Janeiro, Rua Leopoldo Fróes nº 37 – Santa Tereza, as 16:00h.”
. Foi convidado para essa justa Homenagem o Dr. Saulo Estevão da Silva Passos, entre outros convidados e admiradores do Poeta Rogaciano leite.

“Uma das estrofes mais repetidas no universo da poesia popular foi escrita por Rogaciano Leite, em Setembro de 1950.
"Senhores críticos, basta!
Deixai-me passar sem pejo,
Que o trovador sertanejo
Vai seu pinho dedilhar...
Eu sou da terra onde as almas
São todas de cantadores
-Sou do Pajeú das Flores
Tenho razão de cantar!”

3 comentários:

  1. Foi maravilhoso, Dalinha! Adorei!!! Obrigada. Beijos e lindo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sam,
    Obrigada por prestigiar a plenária da ABLC, junto com Edison. Vocês já são um casal muito querido da casa.
    Obrigada por registrar parte do evento e nos enviar as fotos.
    Beijos,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  3. Vimos aqui descrever de forma concisa, a emocionante Plenária do ultimo dia 17, realizada na sede da ABLC. Na ocasião, foi prestada homenagem "in memorium" ao poeta pernambucano Rogaciano Leite, que passou a ser o Patrono do Quadro de Beneméritos, e foi criada a Medalha Rogaciano Leite, comenda a ser autorgada a personalidades com relevantes serviços prestado a Literatura de Cordel.

    A Plenária foi aberta pelo Presidente Gonçalo Ferreira da Silva, que fez uma comovente apresentação do homenageado, apresentando o seu texto em cordel, publicado na década de oitenta sobre o poeta Rogaciano Leite.

    Em seguida foi feita uma irreparável apresentação da vida e obra do homenageado, pelo seu primo Saulo Passos, que veio exclusivamente de Brasília onde reside, para este evento. O Saulo Passos foi aplaudido de pé por toda platéia, que estava completamente lotada.

    Depois foi a vez de Cibele Carneiro, neta do Rogaciano Leite, que veio de Fortaleza acompanhada de sua mãe Lúcia Carneiro exclusivamente para esta Plenária. Cibele, encantou a platéia com sua singeleza e conhecimento da história do ilustre avô, apresentando painéis, fotos e livros publicados pelo Poeta Rogaciano Leite.

    No final da Plenária, já no momento das congratulações, foi sugerido e aprovado pela direção da ABLC, que as primeiras Medalhas Rogaciano Leite serão autorgadas a Cibele e ao Saulo Passos, em ocasião a ser definida.

    Chico Salles

    ResponderExcluir