Seguidores

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...


 

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Conversa de Calçada Virtual VI coordenada por Dalinha Catunda

1

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

Lá no meu interior

Era menina feliz

A vida tinha calor

Eu soltava minha voz

Pra cantar: “Ó Linda flor.”

Dalinha Catunda/ Rio de Janeiro – RJ

2

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

Bem novinho, ainda moço

A mão na mão da menina

Outra mão lá no pescoço

Mas a brincadeira boa

Era a de cair no poço.

Marcos Silva/São Paulo-capital.

3

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Em noite de lua cheia

Na brincadeira de anel

Ou pisando o pé na areia

Dava a mão pra meninada

Todos gritavam: sereia!

Creusa Meira/ Bahia

4

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

No terreiro lá de casa

A lua era testemunha

Da felicidade rasa

No ritmo da ciranda

Cirandando, criava asa.

Chica Pessoa. /Pentecoste-Ceará

5

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

No pátio da minha escola

Toda hora do recreio

Hoje a saudade me assola

Me lembro dela fardada

E um par de brinco de argola

Jairo Vasconcelos

6

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Atirava o pau no gato

Que brincadeira perversa

Falta de mimo de trato

Mas ganhei delicadeza

Quando vim morar no Crato

Bastinha Job/ Crato-CE

7

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Já Doido Pra Namorar

Adorava O Cai No Poço

Para As Meninas Beijar

Moro Em Cruz De São Francisco

Estado Do Ceará.

Alberto Francisco/Cruz de S. Francisco-CE

8

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA,

Com um vestido de bolinha,

Era grande a alegria

No terreiro da cozinha;

Meus irmãos faziam festa,

Mas essa lembrança é minha!

Chica Emídio/Crato-CE.

9

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Pus ponteira no pião

Arremessava bem ancho

Ele rodava no chão

Depois eu curtia a dança

Na palma da minha mão

Rivamoura Teixeira

10

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Nossa noite, era um festeiro

Os vagalumes piscando

Indo em busca do pereiro

Lua e as estrelas se via

Alumiando o terreiro.

Maria Nelcimá Morais-Paraíba

11

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

Era uma grande alegria

Cantava a bela cantiga

Saudando a sintonia

E cantando lentamente

De mãos dadas bem contente

Bem feliz, me divertia...

Ivonete Morais/Fortaleza- CE

12

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

Me soltava por inteira

Eu não cantava, gritava

Era meio baderneira

Gostava de confusão

Pra ver subir a poeira.

Vânia Freitas/Fortaleza-CE

13

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Na latada do terreiro

Você brincava comigo

Eu já era presepeiro

Tava de má intenção

Você querendo minha mão

Eu querendo seu traseiro

XICO BIZERRA, Crato, Recife

14

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Sempre ao anoitecer

Era muito divertido

Sem ter nada pra fazer

Inocente na maldade

Do que iria acontecer!

Joabnascimento/Camocim-CE

15

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Bila bojo e pega pega

De ciranda cirandinha

De soldado cabra cega

Pra criançada de hoje

Isto tudo é coisa brega

Araquém Vasconcelos/ Alvaçã

Santana do Acaraú CE

16

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Eu puxava a cantoria

Minhas amigas dançando

Reinava muita alegria

No terreiro lá de casa

Em ritmo de melodia.

Dulce Esteves- Recife- PE.

17

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Lá nas bandas do sertão

Com a turma de amigos

Numa noite de São João

Também soltava chuvinha

E os traques de salão.

Rosário Lustosa Juazeiro do Norte/CE

18

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Me enchia de emoção

Pois o meu amor platônico

Ao pegar na minha mão

Eu não sei se eu me elevava

Ou se o céu descia ao chão

Giovanni Arruda/ Fortaleza-CE.

19

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA...

A vida era uma alegria.

E lá no quintal de casa,

Tudo em volta era magia.

Meu pai tocando viola,

Em noites de cantoria.

(Rosário Pinto)

20

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Eu era a estrela-guia

Cantava alegremente

Com perfeita sinfonia

Cirandeira envolvente

Ladeada de harmonia.

Lindicássia Nascimento/Barbalha-CE.

21

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Era um pouquinho arteira

Corria, puxava a roda

Gostava da bagaceira

Só achava divertida

Se a roda fosse ligeira.

Francy Freire/Crato-CE

22

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Segurava na tua mão

Meu coração disparava

Eu tremia de emoção

Hoje já nem reconheço

Minha primeira paixão

Fabiana Gomes Vieira/ Crato/CE

23

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Nos meus tempos de criança

Batava laço de fita

Na ponta de cada trança

Era menina feliz

E repleta de esperança.

Anilda Figueiredo/ Crato-CE

24

QUANDO EU BRINCAVA DE RODA

Só participava se nela

Tivesse também brincando

Minha prima Gabriela

A coisa que mais gostava

Era quando a roda embalava

Eu pegado na mão dela.

Francisco de Assis Sousa/Barbalha - CE.

*

Poetas e poetisas, nossa conversa de calçada rendeu. Gostei muito!

Agradeço muito as participações, tanto dos poetas como dos leitores que gostam deste espaço. Sem vocês não teria graça.

Todos nós, aqui estamos propagando nossa cultura e trazendo as tradições do passado para o presente. Todos estão de parabéns.

Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

dalinhaac@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário