Seguidores

quinta-feira, 22 de junho de 2023

CONVERSA DE CALÇADA VIRTUAL XII

 

TEM QUE TER NO MEU SÃO JOÃO NA:

CONVERSA DE CALÇADA VIRTUAL

1

Tem que ter no meu São João: - A

O forró do Gonzagão - A

Eterno e especial- B

Menina vestindo chita -C

chapéu e laço de fita -C

Ao modo tradicional. -B

Dalinha Catunda

2

Tem que ter meu São João

Respeitando a tradição

De maneira nordestina

Não faltar forró, xaxado

O povo bem animado

Enchendo todo salão.

Dulce Esteves

3

Tem que ter no meu são João

Traque chuvinha rojão

O baião xote xaxado

Brincadeiras na fogueira

Comidas lá da ribeira

Neste meu nordeste amado

Rivamoura Teixeira

4

Tem que ter no meu São João

Bom vinho quente e quentão

Milho cozido e assado

Uma quadrilha e forró

Canjica, doce e pão de ló

E um sanfoneiro arretado

Jairo Vasconcelos.

5

Tem que ter no meu São João,

Um toné "chêi" de quentão,

E "ôto" "chêi" de aluá .

Cachaça pra "meladinha",

Muié"bêba" e caipirinha,

Fogueira, forró, fuá...

Wellington Santiago

6

Araquém Vasconcelos

Tem que ter no meu São João

Velho tocando um baião

Puxando uma concertina

Um forrozim pé de serra

No chão batido de terra

Sob a luz da lamparina

Araquem Vasconcelos

7

Tem que ter meu São João

Quadrilha sem ter ladrão

E canções bem verdadeiras

É só Gonzagão seguir

Exemplo pra construir

Nas tradições pioneiras

Bastinha job

8

Euza Nascimento

Tem que ter no meu São João

Quadrilha e animação

A canjica e feijoada

Lá no lado da fogueira

Namoro na bananeira

No escuro da madrugada

Euza Nascimento

9

Tem que ter no meu São João,

Xote, xaxado e baião,

Pamonha e mucunzá,

Forró, quadrilha e fogueira,

Pra brincar a noite inteira,

Com quentão e aluá.

Joabnascimento

10

Tem que ter no meu São João

Fogueira e muito baião

Pra animar tanto xodó

Menina e água de cheiro

Atraindo o forrozeiro

Pra dançar forrobodó.

Vânia Freitas

11

Tem que ter no meu São João

A paçoca de pilão

E um bonito arrasta-pé ...

O casamento matuto

Com um padre resoluto

E os noivos sem terem fé.

Gerardo Pardal

12

Tem que ter no meu São João

As moças da região

E os rapazes da ribeira

Simulando o sacramento

Dum matuto casamento

Mesmo sendo brincadeira.

Joames Poeta.

13

Tem que ter no meu São João:

Bandeirolas e balão;

Forró, fogueira, poesia,

Vestido curto de chita,

Laço bonito de fita,

Caipirinha e simpatia.

Lindicassia Nascimento

14

Tem que ter no meu São João

Forró, xaxado e baião

O nosso tradicional

Quadrilhas se apresentando

E a cachaça rolando

Nas barracas do arraial.

Jerismar Batista

15

Tem que ter no meu São João

Novena, depois, leilão

A praça toda enfeitada

Em cada casa, fogueira

Um forró a noite inteira

E toda a gente animada

Creusa Meira

16

Tem que ter no meu São João

Aluá feito de pão

Bandeirinha e fogueira

Quadrilha improvisada

Mulher de saia rodada

Forró levanta poeira

Giovanni Arruda

17

Tem que ter no meu São João

Marinês e Gonzagão

Milho assado na fogueira

Uma sanfona afinada

Uma latada aguada

Pra não levantar poeira

Fabiana Gomes Vieira

18

Tem que ter no meu São João

Forró, xaxado, baião

O povo bem animado

Ter canjica, milho assado

Sob o som de Gonzagão.

Dulce Esteves

19

É uma noite encantada

Com o pessoal na calçada

O meu eterno São João

Dança em volta da Fogueira

Com quadrilha a noite inteira

Muita cachaça e quentão...

(Luiz Ferreira Lima Liminha)

20

Tem que ter no meu São João

Aluá e tem o quentão.

À noite, danço xaxado.

Afirmo que sou festeira,

Pois danço sem ter canseira.

Ainda encontro namorado!

(Rosário Pinto/RJ)

21

Tem que ter no meu São João

Um retrato do patrão

Meu São João o coco tem

Baião e coco de roda

Eu sigo a antiga moda

Na quadrilha do meu bem.

Nelcimá Morais

22

Tem que ter no meu São João

Fogueira também balão

O povo bem animado

Canjica não pode faltar

Para todos degustar

Como era no passado.

Ivonete Morais - Cordelista.

23

Tem que ter no meu São João

Bomba, traque e rojão

Comida típica à vontade

Uma fogueira queimando

E dois adultos brincando

"Se tomando por cumpade"

Aldemá de Morais

24

Conversa de Calçada Virtual, é um arremedo das rodas de conversa nas calçadas do interior. Poetas de variadas partes do Brasil puxam suas cadeiras e espontaneamente vão entrando na roda com seus versos.

Agradeço imensamente a todos vocês que se dispuseram a participar da brincadeira.

Informando: Dei uma arrumada em algumas estrofes que não estavam de acordo com a sextilha pedida. No caso a sextilha corrida.

Idealizadora e proponente,

Dalinha Catunda

dalinhaac@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário