Seguidores

terça-feira, 20 de junho de 2023

Peleja de Dalinha Catunda com Dulce Esteves


Peleja de Dalinha Catunda

 com Dulce Esteves

1

O tempo está se passando

Eu já me sinto encalhada

Pois casamento não vem

Rezo pro santo, mas nada

Bem triste é a situação

Quem sofre é meu coração

Estou desorientada.

Dalinha Catunda

2

Não foi vacilo do Santo

Todos têm seu destino

Tu és feliz eu garanto

Larga desse desatino

Tens teu par muito amado

Que permanece ao teu lado

Sobre graças do Divino!

Dulce Esteves

3

Você não sabe a metade

Do que fiz para casar

Fiz até calo na mão

De tanto o terço rezar

Era tanta a minha pressa

Fiz novena fiz promessa

Sem o desejo alcançar.

Dalinha Catunda

4

Tu não fez a coisa certa

Dalinha minha querida

Não pegou com confiança

Que causou na mão ferida

Era pra ter mais cuidado

Pois o pau bem alisado

É vitória garantida

Dulce Esteves

5

Quando fui para Barbalha

Cubei bem o movimento

Com capricho e com cuidado

Eu fiz o procedimento

No pau do Santo peguei

Neste momento rezei

Nem sinal de casamento.

DalinhaCatunda

6

Não se lamente por isso

Deus te deu maior partido

Tu juntou tudo que tinha

Foi viver com teu marido

O destino traça plano

Á mando do Soberano

E depois só faz sentido.

Dulce Esteves

7

Me casei na igreja verde

Minha cama foi o chão

Juntamos nossas escovas

Foi sem documentação

E digo pro mundo inteiro

Arrumei um companheiro,

Mas casar? Me casei não!

Dalinha Catunda

8

Tu casou foi do teu jeito

Pelos matos de Barbalha

Mas, podes bater no peito

E dizer : Meu Deus me valha

Sou feliz pois, fiz bem feito

E posso bater no peito

Não casei com um canalha.

Dulce Esteves

9

Laço que dei foi bem dado

Não foi um mata leão

A minha chave de pernas

Segurou o cidadão

Seu fosse esperar o santo

Inda estava no meu canto

Implorando em oração.

Dalinha Catunda

10

Prendeu certo teu marido

Tu destes chave de perna

Amarrando do teu jeito

Pra deixar ela eterna

O " pobi " caiu no laço

No calor do teu regaço

Outra mulher não inferna.

Dulce Esteves

11

Foi o jeito eu dar meu jeito

Pois Santo Antônio não deu

Ficava só me enrolando

Casório não concedeu

Minha barriga crescendo

As fuxiqueiras dizendo

Essa aí já se perdeu.

12

Tu se deu foi muito bem

Pois, não ligue pra fuxico

É inveja desse povo

Que tu fez calar o bico

Quando nasceu teu rebento

Pelo Santo tava bento

E de bênçãos muito rico.

Dulce Esteves

13

A falação desse povo

Não parei para escutar

Peguei foi as minhas trouxas

E resolvi me juntar

Sem medo de sururu

Eu fui quebrando tabu

Pra poder me amancebar.

Dalinha Catunda

14

Pra falar de nossa vida

Não falta gente que fale

Mas, tu quebrou o tabu

Por amor , isso que vale

Deixa falar à vontade

Tu vive na liberdade

Que nada mais lhes abale.

Dulce Esteves

15

Com coragem conquistei

Essa minha liberdade

E para a língua do povo

Com toda sinceridade

Confesso nunca liguei

Sempre caguei e andei

Parara falar a verdade.

Dalinha Catunda

16

Tu tens razão de fazer

Não deve nada à ninguém

Foi cuidar da tua vida

E cuidasse muito bem

Povo tem língua ferina

Tu mostrou ser nordestina

Gigante tal qual um trem.

Dulce Esteves

17

Não consegui com o santo

O matrimônio sagrado

Mas faço bem meu papel

Mesmo sem papel passado

Para quem fala de mim

Vou logo dizendo assim:

É melhor ficar calado!

Dalinha Catunda

18

Para Deus teu casamento

Foi sagrado sim senhora

Mesmo sem ser no papel

Até hoje ainda vigora

Dando conta do recado

Desse nó bem arroxado

Tá seguro até agora.

Dulce Esteves

19

Eu cresci, multipliquei

Sem precisar de altar

Deus está em meu caminho

Sempre pronto a me ajudar

Sou movida por amor

Por isso Nosso Senhor

Não deixa de me amparar.

Dalinha Catunda

20

É verdade, tu tas certa

Por Deus és abençoada

Construiu tua família

Pela fé sempre guiada

Não precisa casamento

E pelo merecimento

Uma poetisa honrada.

Dulce Esteves

21

Se eu fosse esperar por Santo

Eu ficava no caritó

Ajoelhada rezando

Só para não ficar só

Desisti do casamento

Acabei com meu tormento

O santo não teve dó.

22

Você foi muito feliz

Nem de santo precisou

Tens uma linda família

Deus por certo autorizou

Ipueiras teu rincão

Solo sagrado...sertão

Então JESUS te casou.

Dulce Esteves

23

Nossa conversa foi boa

Dulce meu muito obrigada

Junto com minha família

Vou seguindo minha estrada

E com ou sem documento

Eu tenho meu casamento

Sou mulher abençoada.

Dalinha Catunda

24

Adorei toda essa prosa

Dalinha tu tens razão

Pra ser feliz só nos basta

Ter " amor " no coração

Isso nós temos de sobra

Nas rimas somos é cobra

Ninguém pode falar não.

Dulce Esteves

*

Uma peleja de Dalinha Catunda Com Dulce Esteves

Feita para o blog Cordel de Saia.

Proponente, Dalinha Catunda Idealizadora e administradora do blog.

dalinhaac@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário