Seguidores

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

MOTE: HOJE ESTOU DESTABACADA


 

 

NÃO VENHA COM LERIADO,

HOJE ESTOU DESTABACADA!

1

O Marido de Maria

Era caboclo exigente...

Deixava a mesma doente,

De tanto que lhe afligia.

Quando ela se aborrecia,

Gritava desaforada:

Tu aqui não mandas nada!

Acho bom ficar calado!

NÃO VENHA COM LERIADO,

HOJE ESTOU DESTABACADA!

Mote e glosa de Dalinha Catunda

2

De ser amélia eu cansei

Disse Adélia para o joca

Hoje tu num me provoca

Hoje nem rezar rezei

Chá calmante não tomei

Desci da rede avexada

Andei dando uma topada

Não aceito seu fungado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa:Rivamoura Teixeira

 3

Todo dia tô assim

Já perdi até a alma

Com ela perdi a calma

Tô quase vendo meu fim

coitadinha, ai de mim

Me tornei esclerosada

Me chamam até de coitada

Esse é meu triste fado:

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA!

Mote de Dalinha Catunda,

Glosa de Bastinha Job

4

Não estou pra brincadeira

Nem pra conversa sem graça

Não venha fazer pirraça

Nem venha falar besteira

Eu te ponho na carreira

Te deixo ficar borrada

Com a sua calça arriada

O fundo todo melado

NÃO VENHA COM LERIADO,

HOJE ESTOU DESTABACADA!

Glosa Joabnascimento/Camocim-CE

Mote Dalinha Catunda

5

Deixa de conversa mole

Hoje tô com a mulesta

Dois chifres na tua testa

Pois , comigo ninguém bole

E tomava mais 1 gole

Dando grossa cusparada

Pense na desaforada

O seu véi desmascarado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA.

MOTE: Dalinha Catunda

GLOSA: Dulce Esteves

 6

Tereza tinha uma bar

Perto da rua da feira

Não topava brincadeira

Era de pouco falar

Um bobo quis lhe cantar

Tereza deu uma pernada

Bem em cima da danada

Vá, pra casa seu tarado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA

Glosa Jairo Vasconcelos.

Mote, Dalinha Catunda ...

7

Dormiu com raiva de sobra

Enfezada com o marido

Mulherengo, pervertido

Torto feito uma abobra

Ela quem criou a cobra

Cedo amanheceu picada

Braba, doida, aporrinhada...

E chegou dando o recado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa. F.de Assis Sousa.

8

Não sou de muita falar

Comigo pouca palavra

Rende mais na minha lavra

Quando quero descascar

Boto logo pra lascar

Quando tô de pá virada

E ferida descascada

Não vou com muito babado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa: Vânia Freitas

Fortaleza, 16/9/2021.

9

Zefinha cravo e canela

Possuía uma cantina

Com doces e cajuína

Pinga branca e amarela

O povo gostava dela

Mas era um pouco zangada

Se ouvisse uma cantada

Gritava pro aletrado

NÃO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA

Mote Dalinha Catunda

Glosa Araquém Vasconcelos

10

que bonito é ver alguém,

sobretudo, uma mulher,

dizer tudo o que ela quer

sem temer, pois, a ninguém.

A minha, medo, não tem,

diz que não me deve nada

e, um dia, meio amuada,

me fez ouvir seu recado:

“NÃO VENHA COM LERIADO,

HOJE ESTOU DESTABACADA.”

David Ferreira – Teresina- Piauí

11

ela na cama rezando

seu “terço de cada dia”

mas, eu de longe só via,

cada “pai nosso” passando,

eu desolado esperando,

mas, sem poder dizer nada,

ali, de boca fechada,

pra não cometer pecado…

“NÃO VENHA COM LERIADO,

HOJE ESTOU DESTABACADA.”

David Ferreira – Teresina- Piauí

12

Minha mulher é amiga

Não gosta de baixaria

É bem calma, voz macia

Não faz mal uma formiga

Mas vira galo de briga

Parte logo pra mãozada

Se eu varar a madrugada

E chegar embriagado

NAO VENHA COM LERIADO

HOJE ESTOU DESTABACADA

Mote: Dalinha Catunda

Glosa: Giovanni Arruda.

*

Xilo do meu acervo, obra de Erivaldo Ferreira

Olá, poetas e poetisas, fechando mais uma Ciranda de Versos, Glosando na Rede com Dalinha. Mote de minha autoria, trazendo nosso dialeto nordestino.

Obrigada a todos, gostei muito dessa rodada de versos. Meu abraço.

Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

dalinhaac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário