Seguidores

segunda-feira, 22 de abril de 2013

As dedicatórias de Chico Salles


Publicado 09 de Abril, 2013
Publicação de algumas DEDICATÓRIAS que fiz, em setilhas, ao longo da minha estrada como cordelista, em momentos de lançamentos de livros, de shows e eventos literários diversos, pelo Brasil afora.
 
Para o Mestre Azulão – Poeta cordelista.

No anoitecer da roça”.
Tem um belo vermelhão
Tem o verde da caatinga
Quando chove no sertão
Mas no Rio de Janeiro
De março até fevereiro
Tem o “Mestre AZULÃO..

Para Rachel de Queiroz – No livro, Cem anos sem MACHADO.

Dedico a Rachel de Queiroz
Este meu novo cordel.
Primeira mulher imortal,
Às suas origens, fiel,
Madura, mulher e menina,
Essa grande nordestina
Fez da caneta um pincel.

Para Presidente Lula – No Encontro de cordelistas em Brasília.

É com enorme prazer
Que entrego este presente
A esta grande pessoa
Neste bonito ambiente
Da pobreza sabe tudo
Foi até sapo barbudo
Agora é meu Presidente.

Para Rouxinol do Rinaré – Poeta cordelista.

Dedico este meu cordel
A este cabra de fé
Que é doce feito à cana
E forte feito o café
Tem a cor dos chocolates
Poeta de vários quilates,
Rouxinol do Rinaré.

Para o Professor António Olinto.

Nas asas do pensamento
Viaja um sonhador
Cordelista brasileiro
Forrozeiro e cantador.
Contente pelo que sinto
Abraço Antônio Olinto
Meu notável Professor.

Para Professores e Estudantes

Este meu livro eu dedico
Como nos cordéis eu faço
A todos os professores
Que nos dá régua e compasso
Também para os estudantes
Verdadeiros Bandeirantes
A procura do seu traço.

Para Lúcia Helena - minha esposa.

Este meu cordel dedico
A minha grande pequena
Mulher perfeita e bonita
Sabida, de Deus e serena,
Boa mãe e boa filha
Ela no meu peito brilha
A minha Lúcia Helena.

Para Patativa do Assaré – Poeta matuto

Salve o Mestre Patativa!
E seu saber literário
Trago este meu cordel
No ano do centenário
Deste matuto de fé
Caboclo do Assaré
Agreste vocabulário.

Para Os sanfoneiros:

Este meu cordel dedico
A todos os forrozeiros
De maneira especial
Aos queridos sanfoneiros
Zé Calixto, Osvaldinho,
Sivuca e Dominguinhos,
Os primeiros dos primeiros.

Para Jessier Quirino – Artista paraibano

Cabra de grande sabença
Brasileiro e nordestino
Um matuto requintado
A vanguarda do destino
Bom de verso, bom de prosa,
De verve maravilhosa
Este Jessier Quirino.

Para Cordel de Saia:

Mulheres do meu Brasil
Agora em novo papel
Escrevendo para o mundo
Lindos textos em cordel
Colorindo nossa praia
No Blog Cordel de Saia
Feito a doçura do mel.

Para Sergival – Programa Puxe o Fole.

Fazer um aniversário
Representa a existência
O Programa Puxe o Fole
Representa a resistência
Venho aqui repercutir
Ressaltar e aplaudir
Esta grande audiência.

Para Socorro Lira – Cantora e Compositora

Trago aqui este CD
Com o olhar de quem atira
De quem leva a canção
Como meta como mira
E por esta causa morro
Dedicando-o a Socorro
Que tem sobrenome Lira.

Para o aniversário do meu irmão Vicente de Paula.

Hoje é dia de alegria
Dia de ficar contente
Dia de muitas risadas
Dia de cantar repente
É um dia necessário
Porque é aniversário
Do Paraíba Vicente.

Para Edmar Oliveiras – Psiquiatra e Escritor.

Amigo destes de fé
De farras e brincadeiras
Também de literatura
E das coisas brasileiras
Que está sempre em pauta
Chefe do Piauinauta
Edmar das Oliveiras.

Para Luciana – Minha filha,

Dedico este CORDELinho
A uma pessoa bacana
Minha incentivadora
Tem a doçura da cana
É ela quem me ensina
Valiosa feito mina
Minha mina Luciana.

Para São Francisco de Sales.

Dedico ao meu Protetor
Que me desvia dos males
Das angústias, das tristezas,
Pelos sertões, pelos vales,
Cidades e todo canto
Este piedoso Santo
São Francisco de Sales.
*
Texto de Chico Sales
Foto: Dalinha Catunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário