Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Na Universidade do Novo México Cordéis do Ceará

Universidade do Novo México (Fonte: http://www.unm.edu/ )

A Universidade do Novo México (UNM) é uma universidade pública americana situada na cidade de Albuquerque, Novo México, fundada em 1889. A Universidade possui um acervo de folhetos de cordel (chamados por lá de Brazilian Chapbooks) estimado em cerca de 4.600 exemplares, somando o número de folhetos com o de livros especializados, esse número sobe para aproximadamente 5.900. Para acessar o link de pesquisa dos cordéis clique aqui.

Há exemplares de inúmeros autores consagrados da história do cordel como Leandro Gomes De Barros, João Martins De Athayde, Manoel Camilo Dos Santos, Minelvino Francisco da Silva e Rodolfo Coelho Cavalcante, esse último com o maior número de exemplares, 240. Interessante observar que existem obras de autores da atualidade como: Arievaldo Viana, Klévisson Viana, Rouxinol Do Rinaré e Dalinha Catunda.

É muito bom ver esse interesse de estrangeiros para com o cordel, sabe-se que vários pesquisadores europeus vinheram ao nordeste pesquisar sobre o nosso cordel e a nossa xilogravura no século passado, isso só reforça o valor que o cordel tem para a cultura brasileira.

Mais informações:
The University of New Mexico
University Libraries Biblioteca

Fonte: http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/


Um comentário: