Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Maria das Neves Batista Pimentel, Pioneira no Cordel

 ALTINO ALAGOANO
O primeiro registro de um cordel escrito por uma mulher é de 1938, com o cordel "O violino do diabo ou o valor da honestidade", escrito por Maria das Neves Batista Pimentel, mais conhecida como Altino Alagoano.  Era filha de Francisco das Chagas Batista, poeta e editor de cordel, dono de uma livraria e uma tipografia, o que facilitou sua entrada no mundo do cordel  e  facilitou a impressão e a comercialização dos folhetos.  Maria das Neves vivia numa sociedade que até o início do século XX, na maioria das vezes,  via a mulher apenas como uma procriadora e educadora de seus filhos; por isso, seu papel era de passar oralmente as tradições e histórias de seu povo.

Os nobres, eruditos, mantinham contato com a cultura popular através de suas mães, irmãs, esposas e filhas, e em muitos casos teriam sido criados por amas camponesas, que lhes cantavam baladas e contavam -lhes estórias populares. (BURKE, 1989, p.55)
Em sua produção, Maria Pimentel passou a utilizar  o  primeiro nome de seu marido, Altino de Alencar Pimentel, que também era poeta. O segundo nome,  seguindo a tradição dos cordelistas, remete ao estado onde ele nasceu: Alagoas.
Todos os folhetos que foram vendidos na Livraria de meu pai ou que foram impressos, tinham o nome de homem, eram homens que faziam, não existia naquele tempo, folheto feito por mulher, e eu, para que não fosse a única, né¿, meu nome aparecesse no folheto, não fosse eu a única, então eu disse:
- Eu não vou botar meu nome
Aí meu marido disse:
- Coloque Altino Alagoano” (QUEIROZ, 2006, p. 57)
Assim, mesmo sem grandes intenções, Maria das Neves abriu um espaço no mundo do cordel que continua existir até os dias de hoje,  a conquista da mulher dentro desse campo, mesmo com todas as limitações que ainda existem em pleno século XXI.
Referências bibliográficas:
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
QUEIROZ, Doralice Alves de. Mulheres cordelistas: percepções do universo feminino na literatura de cordel. 2006. (Mestrado Literatura Brasileira) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2006. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ALDR-6WEK7J - 10k. Acesso em 18/11/12.

3 comentários:

  1. I am very proud to see a trail blazer who spook and got her mensagem a cross. A woman who encounted the death of her husband who was left with 6 small children to raise and provide for them.

    ResponderExcluir
  2. Belo blog, o material que contém aqui. É excelente pra trabalhar em sala de aula, nas oficinas de cordel. Em 2020, vou partilhar esse blog nas minhas oficinas, para eles conhecer mais.
    Parabéns Dalinha! Sou sua fã! Grata por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei a maior fã de María das Neves . Graciele Castro!!!

      Excluir