Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

ERA O DEVER DE PARTIR E A VONTADE DE FICAR.


 

ERA O DEVER DE PARTIR

E A VONTADE DE FICAR.

Mote de Joaquim Mendes Joames

1

Nas asas do pensamento

Eu viajei pelo mundo,

Cheguei a Pedro Segundo,

Terra do meu nascimento;

Relembrei cada momento

Vivido no meu lugar;

Mas um dilema sem par

Forçava-me decidir:

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

Joaquim Mendes Joames.

2

Quando deixei meu rincão,

Minha querida Ipueiras,

De lá saí as carreiras!

E chorei na ocasião…

Sofri deixando o sertão,

Isso não posso negar.

Jurei que iria voltar!

Não sou mulher de fugir:

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

Dalinha Catunda

3

Eu saí de Fortaleza

Aonde eu fiz campana

Quando cheguei em Santana

Minha terra com certeza

Contemplei a natureza

No Rio fui me banhar

Fiquei de papo pro ar

Até a hora de ir

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar”

Araquem Vasconcelos

4

Sou um grão de Fortaleza

Fui pra Belém do Pará

E voltei pro Ceará

Desfrutar tanta beleza

Dessa santa natureza

Eu vim feliz a cantar

Pois aqui é o meu lugar

Mas eu tive que sair

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

Glosa de Vânia Freitas

5

Um dia eu saí de casa

Para tentar minha sorte

Triste, deixei o meu Norte

E para o Sul bati asa

O coração feito brasa

Deu vontade de chorar

Mamãe a me abençoar

Na hora de eu sair

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

João Rodrigues

6

Quando eu vim do Maranhão

Para este Rio de Janeiro

Eu vim pra ganhar dinheiro

Mas de tanta solidão

Só pensava no sertão

Com vontade de voltar

Isso não devo negar

Mas nunca pensei em fugir

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

Cicero Do Maranhão

7

Quando deixei minha terra

Senti uma dor, de fato

Fui parar num internato

Peguei a arma pra guerra

Mas voltei ao pé de serra

Minha terra, meu lugar

Tive que a estrada pegar

Para o destino cumprir

“Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

Rivamoura Teixeira

8

Era o dever de partir

E a vontade de ficar

Eu não tive outra opção

Pra cuidar da vida minha

Tive que entrar pra Marinha

Pra cumprir minha missão

Fez doer meu coração

Quando eu tive que deixar

Camocim o meu lugar

Pra Força Armada servir

Era o dever de partir

E a vontade de ficar

 Joabnascimento

9

Quando saí do sertão

Em 25 de julho

Eu não tive algum orgulho

Por deixar meu belo chão

Pra mamãe dei a bênção

Ela se pôs a chorar

Eu comecei a pensar

Vou porque tenho que ir

ERA O DEVER DE PARTIR

E A VONTADE DE FICAR.

 Marcos Silva.

10

Eu nasci em Fortaleza

Mas a minha profissão

Me chamava pro sertão.

Certo dia a natureza

Percebeu minha incerteza

Resolveu me alertar:

Eu mergulhava no mar

E a onda a me sacudir

"Era o dever de partir

E a vontade de ficar.”

 Giovanni Arruda

*

Xilo de Carlos Henrique

Roda de glosa, com mote de Joaquim Mendes Joames, coordenada por Dalinha Catunda cad. 25 da ABLC

dalinhaac@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário