Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2021

PODE CHEIRAR MEU TABACO ELE É FEITO DE IMBURANA!

GLOSANDO NA REDE COM DALINHA

 

PODE CHEIRAR MEU TABACO

ELE É FEITO DE IMBURANA!

Mote de Dalinha Catunda

*

Foi para sobreviver

Que a Ana mulher sem ócio

Abriu seu próprio negócio

Sem falatório temer

E se alguém quiser meter

A Língua no que faz Ana

A vendedora se dana

E dá pro cliente um naco:

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana!”

*

Com seu negócio montado

Outra coisa ela não quer

Pois negócio de mulher

Sempre dá bom resultado

Já que o seu tem prosperado

Contratou logo sua mana

E a dupla toda semana

Faz zoada no barraco:

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana!”

Dalinha Catunda

*

Meu tabaco é guardado

Naquele chifrim de boi

Nosso Patativa foi

Que deixou esse legado

Rapé acondicionado

Que cura a gripe tirana

A pleura fica bacana

Do nariz, limpa o buraco:

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana!”

 Bastinha Job

*

Cada doido tem mania

Meu cunhado tem a dele

De cheirar o tabaco ele

Se deu mal um certo dia

Foi falar mal pra Maria

Do tabaco de dona Ana

Que virou uma taturana

Deixando o homem um caco

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana.”

 Vânia Freitas

*

E a Ana se insinua

Em dizer que seu tabaco

Nem é forte nem é fraco

É no ponto que atua

Seja vestida ou nua

O seu cheiro não engana

Vai de semana em semana

Ela diz cheira seu fraco

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana!”

Rivamoura Teixeira

*

Eu tive uma vizinha

Que para viver no mundo

Precisou usar o fundo

Da poupança e da caixinha

Mas se ela adivinha

Que cheiroca dava grana

Ia sem bater pestana

Pegar besta em ponto fraco

“Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana!”

 Giovanni Arruda

*

Só quem nasceu no sertão,

sabe e pode destrinchar

o que é sofrer, suportar,

a penúria e a condição

de extrair do seco chão

o pouco que dele emana,

pra manter a vida humana,

sem o estigma do fraco.

“Já cheirei muito tabaco,

mas, me falta o de imburana.”

David Ferreira

*

Desse jeito é cheiroso

Assim como você diz!

Vou abusar do nariz

Feito um sujeito teimoso

Não é cru e é gostoso

O torradinho de Ana

Sua vozinha puritana

Acertou meu ponto fraco

Pode cheirar meu tabaco

Ele é feito de imburana.

Francisco de Assis Sousa

*

Mote de Dainha Catunda

Xilo de Erivaldo Ferreira

*

Glosando na Rede com Dalinha, é uma roda de glosas coordenada por Dalinha Catunda. 

dalinhaac@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário