Seguidores

domingo, 8 de abril de 2012

A GALINHA DE MUNDICO


A GALINHA DE MUNDICO
+
A galinha de Mundico,
Penosa de estimação
Bateu asas foi embora
Deixando o mesmo na mão,
Mas voltou arrependida
Porém não teve guarida
Nem do Mundico perdão.
+
- Desde nova lhe conheço,
Era franga em meu terreiro.
Vivia trepando em pau
Pois gostava d’um poleiro.
Galos entravam na rinha
Pra disputar a franguinha,
Querendo ser o primeiro.
+
- Já virou galinha velha
Do sobrecu arreado
De tanto galo que andou
No seu costeiro montado
Agora me pede arrego
Dizendo que quer sossego
Depois de ter aprontado.
+
- Muito tempo já passou
Mas me lembro muito bem.
Você deixou o meu milho
Foi ciscar noutro xerém.
Pra sua canja digo não,
E nem quero o seu pirão
Pois bem sei não me convém.
+
Falou assim o Mundico,
E coberto de razão,
Ignorando a galinha,
Que magoou seu coração.
Hoje tem uma perua
E sai com ela na rua
Cheio de satisfação.
+
Texto e foto de Dalinha Catunda

Um comentário:

  1. Querida Dalinha.
    Adoro mesmo de verdade seus cordéis. Este está cheio de humor e ironia. Escrever sobre uma galinha, ou sobre outro animal assim, contar essa história como você conta, não é fácil não.
    Meu beijo e meu carinho de sempre.
    Victor Gil

    ResponderExcluir