Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Plenária dedicada a Leandro Gomes de Barros



Academia Brasileira de Literatura de Cordel/ABLC
Rua Leopoldo Fróes, 37 – Santa Teresa
Data : 15 de maio de 2010.
Pauta: Leandro Gomes de Barros
(1865 – 1918)


Plenária ABLC em homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros. O presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva, retratou a vida e a obra do poeta Leandro Gomes de Barros, referindo-se aos pontos mais relevantes da trajetória do poeta, tais como a importância de Leandro como poeta, comerciante e empresário. Foi pioneiro na edição de folhetos de cordel e um dos mais produtivos de sua época. Responsável pela penetração da literatura de folhetos em todo o Nordeste, através da figura do folheteiro – vendedor ambulante – que cantava os grandes romances em feiras, praças e nas festas populares de todo o interior nordestino. Dedicou-se especialmente aos romances, dentre os títulos mais conhecidos, citamos: O cachorro dos Mortos, Batalha de Oliveiros e Ferrabraz, O cachorro dos mortos, Historia da donzela Teodora, O soldado jogador, A vida de Canção de Fogo e seu testamento, O cavalo que defecava dinheiro; foi também um grande criador de pelejas ficcionais, como: Peleja de Riachão com o diabo, A peleja de Leandro Gomes com uma velha de Sergipe, A peleja de Serrador e Carneiro, cuja autoria foi muitas vezes atribuída a João Martins de Athayde, que após a morte de Leandro adquiriu seu acervo, reeditando vários títulos com o seu próprio nome.

Em seguida o acadêmico William J. G. Pinto nos apresentou um breve e rico relato sobre a vida e obra de Chico Nunes das Alagoas, alcunha de Francisco Nunes de Oliveira, também conhecido como Rouxinol da Palmeira, poeta, cantador e repentista nascido em 1904, natural de Palmeira dos Índios (AL). O poeta William J. G. Pinto citou várias passagens da vida e da rica poesia de Chico Nunes.

3 comentários:

  1. Ahhhhhh, esta faltei! E como conheço as plenárias e explanações, sei o quanto perdi nesta falta. Parabéns para todos da ABLC que fazem e trazem sempre as melhores representações da rica arte do Cordel.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Tudo bem, outras virão. Quando for possível, esperamos vocês por lá. A próxima, DIA 19/06, será sobre o grande poeta e editor, José Bernardo da Silva, fundador da Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte (CE), Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Creusa,
    Obrigada por nos seguir, mas... deixe aqui sua marca, ok? Bjos, Rosário

    ResponderExcluir