Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cordel de Saia e um Salto para o Futuro



Salto para o Futuro

Salto para o Futuro integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação).  É exibido diariamente às 19h na TV Escola e reprisado às 8h e às 15h. Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora e também pode ser assistido na página www.tvbrasil.org.br às 05h50. É exibido simultaneamente pelos canais DirecTV e Sky.

Esta semana (de 18/10 a 24/10/2010) a programação está voltada para a literatura de cordel, com entrevistas e depoimentos de vários poetas de cordel, xilógrafos, pesquisadores e professores.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC esteve representada pelo seu presidente e por vários de seus membros entre poetas, músicos, xilógrafos e pesquisadores da área. A temática central foi a presença da literatura de cordel na sala de aula, como importante ferramenta na grade curricular das escolas.

Maria Rosário Pinto e Dalinha Catunda [Maria de Lourdes Aragão Catunda] ofereceram depoimentos ao lado de poetas de renome e de pesquisadores, reconhecido pelos trabalhos desenvolvidos sob a temática da literatura de cordel.

Foto: Fernando Assumpção


5 comentários:

  1. Rosário,

    Edison viu na TV Escola e viu Dalinha!Me avisou do programa ( esta semana) e até já ia no blog de Dalinha falar sobre isso. Mas ando tão devagar na net que ja foi feito o post rsrs. Nem preciso falar do nosso contentamento!

    Beijos nossos

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao programa hoje a tarde,foi muito legal.
    Parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dalinha, Rosário, escrevendo esta croniqueta lembrei do cordel de saia. Um abraço carinhoso.

    ALGODÃO DOCE
    Sávio Pinheiro

    Fico indignado ao assistir nos nossos dias a valorização apenas do ter. O ser caiu no esquecimento. A honra, a disciplina, a benquerença, o sacrifício, tão bem cantados por Rui Barbosa, perdeu completamente o sentido. A cultura, a tradição, o respeito, a compreensão também se perderam no tempo.
    O encantamento com a natureza, a religiosidade e a crença perderam espaço, através da mídia, para o consumismo desenfreado posto em prática pelas veiculações televisivas através de programas, que só empobrecem a nossa mente. Não que eu seja contra o entretenimento, mas precisamos valorizar mais o menos supérfluo.
    O ser humano dos nossos dias precisa ter carros, mansões, mandatos e muito dinheiro para ser valorizado e respeitado, deixando-se de lado tantos valores morais e éticos a serem prestigiados. O mundo se esqueceu de valorizar o simples.
    Daí, o meu fascínio por uma iguaria bela como a neve, deliciosa como a vida, envolvente como a fé, transformadora como o Deus-Pai, todo poderoso e que alegra os corações e os estômagos de adultos e crianças, e que para adoçar a nossa existência necessita apenas de um singelo componente.
    Um punhado de açúcar.

    ResponderExcluir
  4. Assisti e gravei o programa Um Salto Para o Futuro e me enchi de orgulho das minhas amigas Dalinha e Rosário. Sem falar do prazer de rever meu conterrâneo Gonçalo Ferreira da Silva, o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente aqui em Ipu/CE. Parabéns, amigos (todos que promovem o cordel), pela manutenção dessa tão importante e peculiar manifestação de Nossa Cultura Nordestina!

    ResponderExcluir