Seguidores

domingo, 8 de janeiro de 2012

Literatura de cordel brasileira viaja para a Europa


CLIK no link e acompanhe todos os temas debatidos.


Realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2011, na cidade de Poitiers, França, com a participação de pesquisadores da França, Portugal e Brasil, com a finalidade de discutir a cultura popular pelo viés da literatura de cordel.  Tive a honra de oferecer algumas informações ao professor Carlos Nogueira, da Universidade Nova de Lisboa/IELT, para seu trabalho Nature et environnement dans le Cordel, segue na referência: 
Carlos Nogueira, Universidade Nova de Lisboa/IELT, Nature et environnement dans le Cordel .
O elo com nossos poetas, me permitiu orientar para os trabalho realizados, o nome do poeta Marcos Maírto, do http://mundocordel.blogspot.com/ que como já me noticiou  o poeta, seus folhetos foram de absoluto e merecido sucesso. Amplamente referenciado o título: Uma Aventura na Amazônia, publicado pela Editora IMEPH e com Ilustrações de Rafael Limaverde.
Marcos Maírton é dos mais aguerridos defensores das tradições da oralidade, sem contudo perder "o olho" do grande viés da contemporaneidade. Foi citado como: "exemplo de poesia que é popular - porque próxima do povo - mantendo, por outro lado, o compromisso com o português padrão escrito, característica que, ainda segundo Carlos Nogueira, "não diminui a oralidade do texto, nem afecta a ligação do autor à família dos poetas populares brasileiros, de que ele é reconhecidamente herdeiro".
PARABÉNS !!! ao Evento e a Marcos Maírton que lá nos representou!

Viste http://mundocordel.blogspot.com/ e obtenha mais detalhes.
Assim que receber a publicação decorrente do evento, Cordel de Saia fará ampla divulgação.
*
Texto Rosário Pinto, extraído -  

Mundo Cordel mundocordel.blogspot.com/


Fique ligado:
http://rosarioecordel.blogspot.com
http://cantinhodadalinha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário