Seguidores

terça-feira, 10 de março de 2015

II ENCONTRO DE POETAS CORDELISTAS EM IPUEIRAS


Amigos, hoje estou postando o cordel de Thiago Cardozo

Presidente da Sociedade dos Poetas de Araripe – CE.
Que inspirado no II ENCONTRO DE POETAS CORDELISTAS EM IPUEIRAS,
Registrou o evento em versos. 
Obrigada pelo mimo, Thiago Cardoso, vou partilhar com os participantes do encontro.

*

II ENCONTRO DE POETAS CORDELISTAS EM IPUEIRAS – CE – 22

DE JANEIRO DE 2015
*

Em 22 de janeiro

Eu rompi muitas fronteiras

Pra chegar a Ipueiras

Lugar bom e altaneiro,

De um povo hospitaleiro

De integridade completa

Superou a minha meta

O que lá pude provar,

Aquele belo lugar

Dá grão valor a poeta.
*
Fiquei de alma inquieta

Logo ao chegar no embalo,

Encontrei mestre Gonçalo

Tão respeitado poeta

Que o oculto interpreta

Ao cantar filosofia

Ele é de academia

Merece todo respeito,

Com seu tão singelo jeito

Me encantou com poesia.
*
Foi uma bela homilia

Que seu Gonçalo falou

Quando bem me ensinou

Coisas que eu não sabia

Enriqueceu minha via

Que eu traço desde agora

E pratico sem demora

Por ser bom o que escutei,

De tudo só lamentei

O momento de ir embora.
*
Ao chegar, também na hora

Me acolheu dona Dalinha

No cordel top de linha

Poetisa que adora

O cantar que revigora

Com liberdade e essência

Sua farta residência

Me acolheu bem feliz,

Poetisa de raiz

Faz cordel com excelência.
*

Me pus com benevolência

Ante Dalinha Catunda

Cordelista tão profunda,

Trata a arte com decência

Por zelar na obediência

Para com Deus Criador,

Seu verso é um louvor

Agrada a quem escutar,

Ouvir Dalinha cantar

Ao poeta dá fervor.
*

Poeta de grão valor

Dideus Sales conheci

Também seus versos ouvi

E muito lhe dei valor,

É de fato trovador

Das coisas do meu sertão

Tem tino e inspiração

Vinda de Deus com certeza

Com agilidade e destreza

Faz verso com perfeição.
*

Tocou o meu coração

Cantando com maestria

Também Tião Simpatia

Que tocando violão

Cativou a atenção

Dos vates que ali estavam

E que lhe solicitavam

Suas canções preferidas,

Sendo elas atendidas

Todos com ele cantavam.
*

Dos que já me acompanhavam

Desde o belo Cariri

Quero mencionar aqui

Pois belo efeito causavam

Enquanto participavam

Desse evento tão aberto,

Jussylanne e Zé Roberto

As Fátimas e Liduína,

Chica, jóia genuína

Deixando o povo esperto.
*
De verso inteiro e bem certo

Consta também no enredo

Pois, Anilda Figueiredo,

A quem não sabe eu alerto:

Tem o coração aberto

E sabe valorizar

O que Jesus lhe mandar

Em favor da poesia,

É flor de grande valia

Do Cratinho, seu lugar.
*
Também quero mencionar

A grande Marlúbia Melo

Da Educação um elo

De Ipueiras grão lugar,

A ela devo exaltar

Por fazer com perfeição

Sendo da Educação

Secretária de valor,

Sei trabalha com amor

Com mente e com coração.
*

Também faço aqui menção

Do secretário adjunto,

Que dela bem chega junto

É de palavra e ação,

Deu a nós grande atenção

Fez brincadeiras, falou,

Cada um valorizou

E na hora de jantar

Para nos lisonjear

Com livros nos regalou
*
Quem também se destacou

Na arte de recitar

Foi o Luiz Ademar

Que em verso encantou,

Ele homenageou

Em outra oportunidade

Do Crato a simplicidade

Em um cordel radiante

A profissionalizante

Escola desta cidade
*
Na minha pouca idade

Me falta experiência

Mas sigo em plena ciência

E sei que é de verdade

Que na rica humanidade

Muito mais aprenderei

E tão mais eu cantarei

Como estes que conheci

E de suas fontes bebi,

De versos me saciei.
*
Se aqui me descuidei

E me esqueci de alguém,

Não deixo de querer bem

Aos que eu não mencionei,

Me compreendem, eu sei,

Em sua vasta grandeza

Do poeta a natureza

É cantar sem distinção,

Cada semelhante irmão

cada um sua beleza
*

Do encontro a tristeza

Foi na hora do final,

Sei que todos por igual

Dividiram a dureza

De desfazer rica mesa,

Foi um ato doloroso

Pois o evento caloroso

Foi rico imensamente

Fez de cada um presente

Um vate mais valoroso.
*

E eu, Thiago Cardozo,

Poeta do Araripe,

Homenageio a equipe

Neste cordel carinhoso,

Dou abraço caloroso

A vós, de grande valia,

Que se repita outro dia

Um encontro tal e qual.

Vates desse recital,

Adeus, até outro dia.
*

Thiago Cardozo

Presidente da Sociedade dos Poetas de Araripe – CE.

Em 26 de Janeiro de 2015


APRESENTAÇÃO

Falar do cordel II Encontro de Poetas Cordelistas em Ipueiras é, ao

mesmo tempo, motivo de lisonja e responsabilidade. A priori, por tratar-se

de uma obra que apresenta dados históricos de um momento ímpar do qual 

tivemos a elevada satisfação de participar. Depois, pesa-me sobre os ombros

a responsabilidade de prefaciar um trabalho da lavra do poeta Thiago

O autor trabalha com a rapidez do repentista e a polidez do cordelista.

Tão logo o evento terminou o cordel já estava pronto para ser decantado.

Trata-se de um relatório sobre o segundo grande encontro de poetas

renomados, tendo como pano de fundo a aprazível chácara do nobre casal

Luiz e Dalinha Catunda, em Ipueiras (CE).

Um cordel para ser divulgado enquanto crônica poética, e arquivado

nos anais da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, pois que é um

documentário completo daquela noite memorável, quando muito se prendeu

sobre poesia, nas terras que viram nascer Alencar, nas águas que banharam

Parabéns, Thiago Cardozo, pela riqueza da obra.

Anilda Figueirêdo

      Presidente da Academia dos Cordelistas do Crato

Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Nenhum comentário:

Postar um comentário