Seguidores

sábado, 2 de janeiro de 2021

As Mulheres do Cordel com: Chica Emídio


 

ACRÓSTICO

Com uma grande alegria

Hoje veio a inspiração

Indo em busca da poesia

Coração em euforia

A minha composição

.

Em todas minhas estrofes

Metrifico com cuidado

Improviso o conteúdo

Dando um toque aveludado

Inconteste em suas rimas

O acróstico assinado.

 

Biografia de Francisca Gonçalves Emídio, a cordelista Chica Emídio

Nasceu em 22 de novembro de 1948, em Potengi-CE.

Pai: José Emídio de Carvalho Filho, (in memória)

Mãe: Esmeralda Gonçalves de Lima

Primogênita de 13 irmãos, 9 mulheres e 4 homens.

Aprendeu ler em Cordel com seu pai e, desde cedo era convidada para ensinar ler escrever aos filhos dos amigos de seu pai. Foi professora do MOBBAL em Potengi, quando estudava, onde concluiu o ensino fundamental.

Veio para o Crato em fevereiro de 1972, com o objetivo de estudar no Colégio Agrícola do Crato, hoje IFCE, onde teve os melhores professores do Crato: Zé do Vale, Eli Menezes, d. As três, Tereza Pinheiro, e tantos outros.

Estudou na Faculdade de Filosofia do Crato, hoje URCA, onde fez o curso de Letras.

Trabalhou na CEQUIP, Posto Padre Cícero, de Moacir Siqueira, e, finalmente, em setembro de 1981 foi contratada pelo Estado do Ceará, no 18• Crede, em Crato-CE, lotada no Logos II, que viria a ser Centro de Estudos Supletivos, atual CEJA Crato-CE, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Educação Artística.

Atualmente além de fazer parte do grupo, As Cirandeiras do Cordel do Cariri, assumiu a cadeira de número 12 que tem como patrona Dandinha Vilar na Academia dos Cordelistas do Crato.

Mesmo antes de se assumir como cordelista já utilizava cordéis em sala de aula.

Pesquisa e postagem de Dalinha Catunda

dalinhaac@gmail.com

2 comentários:

  1. Parabenizo ao Blog Cordel de Saia por abrir este importante espaço para as mulheres da literatura, onde podem expessar sua poética, com a coordenação competente da ilustrada poetisa Dalinha Catunda! Nesta oportunidade, saudo a grande poetisa Chica Emidio, pela belissima participação, nos brindando com uma poética fotografia 3 x 4, neste belo Acróstico.
    Fabiana Vieira - 10/01/2021

    ResponderExcluir
  2. Cara Fabiana, fico cantente com sua visita ao blog Cordel de Saia. Aqui, já faz tempo que postamos essas mulheres cordelistas na vitrine do blog. Ter a Chica aqui é enriquecer nossa constelação. Bjs

    ResponderExcluir