Seguidores

quinta-feira, 22 de abril de 2021

DALINHA DAS IPUEIRAS E LINDICÁSSIA DE BARBALHA


 

DALINHA DAS IPUEIRAS E LINDICÁSSIA DE BARBALHA

1 – DC

Quem diabo que é essa doida

Que vem lá do Cariri

Comendo cuscuz com ovo

E um balaio de pequi

Com fumaça no cachimbo

Pra assanhar meu inxuí

2- LN

Quem diabo é esse Zumbi

Que parece assombração

Com molambo na cabeça

E uma boneca na mão

Achando que é gostosona

A crueira do sertão.

3 - DC

A minha apresentação

Faço agora com audácia

Sou abelha do sertão

Meu ferrão tem eficácia

Para Dalinha Catunda

Se apresente sem falácia.

4 – LN

O meu nome é Lindicássia

Sobre nome Nascimento

Sou mulher de atitude

Cheia de atrevimento

Quando me dano a brigar

Brigo até no pensamento.

5 – DC

Não venha afoitamento

Pois eu posso ser cruel

Minha língua é venenosa

Já derrubei menestrel

Mas se quer mexer com cobra

Lhe apresento a cascavel.

6 – LN

Amargo igualmente a fel

Sem medo vou pra disputa

Seu veneno não me atinge

Bicha besta e biruta

Eu também sou cobra ruim

Na Selva sou mais astuta.

7 – DC

Eu vejo que nessa luta

Só tem cobra peçonhenta

Vou pegar teu desaforo

E esfregar na tua venta

A bicha besta e biruta

É você coisa nojenta.

8 – LN

Já vejo que não aguenta

Essa nega cangaceira

Se eu puxar o meu facão

Boto seu fato na feira

Pergunto quem quer comprar

O resto da mulambeira.

9 – DC

Se eu puxar minha peixeira

Eu entorto o teu facão

Corto um palmo da tua língua

Mudo a tua profissão

Nunca mais voltas a ser

Lambe saco de patrão.

10- LN

Comigo tem isso não

Mulher fraca igual a tu

Faz zoada mais não morde

Só incha igual cururu

E quando me vê se esconde

No buraco do tatu.

11- DC

Nem que tu faças vodu

Xexelenta macumbeira

Eu não fujo dessa briga

Meta seu pé na carreira

Peça logo seu penico

Que o medo dá caganeira.

12- LN

Deixe de falar besteira

Franga "véia" de macumba

Eu quebro teu espinhaço

Antes de mandar pra tumba

Te faço lamber o chão

Bem antes que tu sucumba.

13- DC

Tu tá querendo quizumba

Do choco vou te tirar

As penas desse teu rabo

Uma a uma vou puxar

Depois que eu quebrar teu bico

Quero ver cacarejar.

14- LN

Basta tu se imaginar

Na mesma cena isolada

Mas as penas que eu puxar

Nessa peleja arretada

Vou queimar com gasolina

No meio da encruzilhada.

15 DC

Eu não vou sair queimada

Deixe já de picuinha

E nem vou lhe depenar

Já desmontei minha rinha

Isso tudo é presepada

Tanto tua como minha

16 -lN

teu pensamento se alinha

e me causa emoção

somos luzes da lapinha

do céu a constelação

na terra somos semente

lançada em riba do chão.

*

DC E LN

Cumprimos nossa missão

Com rimas e brincadeiras

Lindicássia de Barbalha

Dalinha das Ipueiras

Pois além de cordelistas

Também somos cantadeiras.

*

Postagem de Dalinha Catunda

dalinhaac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário