Seguidores

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Globo Rural - dia 02/01/2011

Notícia da semana
Globo Rural
Domingo,    
Dia 02/01/201

às 08:00 horas
 
A Cordelteca, da Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP/Iphan/MinC é composta de mais de oito mil títulos, provenientes, em sua maioria, de doações de poetas cordelistas. O acervo está totalmente catalogado em Base de Dados, no Portal www.cnfcp.gov.br, tendo mais de cinco mil disponíveis para leitura on-line. Inclui multiplicidade temática e autores de renome como: Leandro Gomes de Barros, Francisco das Chagas Batista, Cordeiro Manso, João Martins de Athayde, Rodolfo Coelho Cavalcante, Patativa do Assaré, dentre muitos, incluindo-se os poetas contemporâneos como: Gonçalo Ferreira da Silva, Mestre Azulão [José João dos Santos], Manoel Monteiro, Raimundo Santa Helena, Jota Rodrigues, Moreira de Acopiara e, poetas mulheres que vêm demonstrando seus talentos, justificando porque Patativa do Assaré se refere a mulher como fonte de onde ouviu as primeira canções da tradição oral.

Abriga títulos raros — alguns datam de 1908.

Para saber mais sobre este acervo, assista ao programa Globo Rural que, para o dia 02 de janeiro de 2011, dedicou toda uma pauta à literatura de cordel, viajando por vários estados do Nordeste e do Sudeste – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, dentre outros tantos e também – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Foi mais de um ano de viagens e pesquisas com poetas (da velha e da nova guarda); pesquisadores e instituições detentoras de acervos.
"(...)
No Centro Nacional
De Cultura Popular
Acervo de cordel é
Referência singular
Poeta de toda parte
Vem aqui depositar

Seus folhetos de cordel
Para conosco gravar
A Memória permanente
Da cultura popular
A Cordelteca respalda
A poesia popular"

(Maria Rosário Pinto)
Visite também:



Um comentário:

  1. Rosa e Dalinha,
    Passar pelo seu blog se tornou parte da minha rotina diária. É sempre um prazer ler as poesias e notícias sobre a literatura de cordel que vocês disponibilizam. Vocês contribuem para tornar o mundo mais bonito. Deus as abençoe neste ano de 2011.
    Abraços
    Ana Rosa

    ResponderExcluir