Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VIVA O VIVO CORDEL!

VIVA O VIVO CORDEL!!!
O Cordel aquele matutinho que vivia no interior e que muitas vezes fora propagado o seu fim, hoje está na televisão, nos jornais e na internet fazendo a alegria dos que admiram essa Arte Popular chamada Literatura de Cordel.

O Cordel veio da Europa e aportou na Bahia, se espalhou por todo o Nordeste. Sentindo-se em casa, eu diria até que, ele perdeu o velho sotaque de origem para renascer a moda nordestina. Com o êxodo rural, ele foi se espalhando Brasil afora.

Hoje, a exemplo das grandes Academias de Literatura, temos nossas Academias Populares espalhadas por todo o país. No Rio de Janeiro, destaco a ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no Crato – CE, a Academia dos Cordelistas do Crato;  Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e, tantas outras.

Sábado, dia 25 de dezembro, o Jornal O Globo, em sua página 3, Prosa e Verso, numa vasta e importante reportagem sobre a Biblioteca Nacional, fala de um Cordel Holandês. O que repassarei com gosto aos que gostam do cordel e suas curiosidades:
Cordel Holandês

"O folhetim narra histórias maravilhosas sobre o Novo Mundo. Um deles, de 1706, é de autoria de John Ellis, publicado em Leiden, na Holanda. As narrativas citam o pirata Walther Raleigh. As ilustrações, feitas por holandeses, representam as descrições de piratas que estiveram nestes lugares exóticos. “A ideia destas publicações, que podem ter sido precursoras da literatura de cordel, era atrair aventureiros que estivessem dispostos a explorar este Novo Mundo.”

Hoje, dia 27 de dezembro, o jornal o Globo, em sua página 4, País, abre mais um espaço para o cordel, com o título: Rimas contra a violência do bulllyng, um cordel da hora, escrito pelos professores-poetas: Isaac Luna e Inácio Feitosa.

Domingo, dia 02 de janeiro de 2011, o programa Globo Rural, na data do seu aniversário, abrirá suas portas para o mundo do cordel, mostrando muita gente boa, tanto da área de composição de folhetos como de pesquisas.

Vamos combinar, então: sendo assim, o cordel continuará vivíssimo e caminhando a passos largos rumo ao SUCESSO! Concordam?

Texto e foto de: Dalinha Catunda
Visite também: http://www.cantinhodadalinha.blogspot.com/
http://rosarioecordel.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Viva o Cordel!


    Beijos com carinho e um Novo Ano feliz sob todos os aspecto para voces e familiares.

    ResponderExcluir
  2. Dalinha e Rosário,
    o cordel, esta maravilhosa manifestação da cultura popular brasileira,merece ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento.
    Desejo a vocês e familiares um 2011 de muitas realizações.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir