Seguidores

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Morais Moreira e o Cordel de Saia

Dalinha Catunda, Morais Moreira e Rosário Pinto


MORAIS MOREIRA E O CORDEL DE SAIA
Em conversa com o cantor e compositor Morais Moreira, na plenária de setembro na ABLC, ele me falou de um cordel feito em homenagem ao Cordel de Saia. Busquei nas postagens mais antigas para fazer nova postagem e registrar nosso encontro, meu e de Rosário, com Morais Moreira que além de cantor e compositor, tem se dedicado a arte do cordel. Agradeço a atenção, o incentivo e a homenagem de Morais Moreira ao Cordel de Saia.

CORDEL DE SAIA
*
Eu não tô nessa de gênero
Eu quero O Cordel de Saia
Eu falo de um sentimento
Que não é fogo de “paia”
Mulher é só poesia
Em qualquer hora do dia
E até quando sol desmaia
*
No tempo dessa clareza
Eu quero a luz da manhã
Nós somos sim duas bandas
Formando uma só maçã
Ninguém segura esses lados
Só querem viver colados
E se atraem como um imã
*
Não fosse Maria Bonita
Quem seria Lampião?
Talvez só um cangaceiro
Sem amor no coração
A mulher é uma uva
E cai assim como chuva
Na seca do meu sertão
*
Rodando a sua baiana
Almejo ver o cordel
Aqui, acolá eu já vejo
Homens tirando o chapéu
Verseja mulher, verseja
Brilhando em qualquer peleja
Feito uma estrela no céu
*
No decorrer da história
A vida, a humanidade
Fizeram de muitas delas
Heroínas de verdade
E como elas foram dignas
Quebrando sim, paradigmas
Da nossa sociedade
*
Mulheres em verso e prosa
Raquel, Clarice, Cecília
Dona Cora Coralina
Vejam que maravilha
Sem me esquecer das Amélias
Diná, Raquel e Adélias
De quem Elisa é filha?
*
É dura a realidade
As vezes é muito triste
Saber que existem lugares
Onde a mulher não existe
Diante dessa parada
Se muitas não fazem nada
Há outras de dedo em riste
*
Por isso minhas senhoras
Enfrentem esses senhores
Na plenitude do ser
Sem ser Maria das Dores
Assumam o seu papel
Nas sílabas de um cordel
Vivendo só de esplendores.
*
Moraes Moreira
Rio de Janeiro/dez/11
Foto do acervo de Dalinha Catunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário