Seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2013

É LIVRE MEU PENSAMENTO

Grafite de Derlon Almeida, foto de Fred Monteiro

É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
Mote de Dalinha Catunda

Dalinha Catunda desafia:

Quando galo criar dente
Quando pato cagar grosso,
E minhoca tiver osso
Eu vou ser obediente.
Não sou de arrastar corrente
Nem sou de escutar sermão
Detesto submissão,
E fujo de juramento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.

Fred Monteiro responde:

Eu nasci pelado e pobre
sem bolso pra guardar nada
assim foi minha chegada
neste mundo sem um cobre
mas no trabalho que é nobre
fui juntando meu quinhão
se não cheguei ao milhão
Deus me deu o sentimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
DC
Em Ipueiras nasci,
Pras bandas do Ceará
Até quis ficar por lá
Depois no mundo sumi
Pois liberdade não vi,
Era pisa, era carão,
E eu mulher de opinião
Pensei naquele momento:
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
FM
Sou um passo avuadô
avuando pulo céu
eu vivo de déu em déu
e num sei o que é temô
Im riba dum pé de flô
num canto meu canto im vão
tá pra nascê o cristão
qui pare meu movimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
DC
Já eu sou pipa avoada
Voando no céu azul
Fazendo o maior Rebu
No infinito empinada,
E não fico embaraçada
Me solto na imensidão
O vento traz sensação
Que me invade e não invento,
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
FM
Dalinha tu és poeta
Daquela que é criada
no sertão, lá na quebrada
onde viver é a meta
onde a noite se aquieta
no silêncio do grotão
onde a lua é o lampião
no dossel do firmamento
É LIVRE TEU PENSAMENTO
TEU CORPO NÃO QUER PRISÃO.
 
DC
Esta minha poesia
Canta a dor e canta o pranto
Foi e é meu acalanto
É também minha alegria
O verso me contagia
Não me falta inspiração
E pra falar de sertão
Tenho de sobra argumento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
FM
Dalinha tem argumento
pra derrubar elefante
Sei disso e sigo adiante
Seu desafio eu enfrento
Gosto de ficar por dentro
Quero ser um campeão
No cordel da inspiração
Sem nenhum ressentimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
DC
Em peleja ou poesia
Gosto de ser atuante
Me engajo, sou militante
E nada me contraria.
Ataco com alegria
Ataco com precisão
Derrubo até campeão
Que quer virar monumento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO.
FM
Eita mulé fuguetêra
Tá animada e cum gosto
já qué derrubá meu posto
e vem fazendo puêra
Ispaiô nas Ipueira
Que vai caprixá na mão
pra brigá cum um campião
no versejá de momento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
DC
O homem já foi a lua
E as estrelas me levou,
Meu pensamento voou
Perdi o véu, fiquei nua,
Não sou mulher que recua
E abusei do meu colchão
Chamei São Jorge de João
Na confusão do momento.
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
FM
Pois eu digo, minha cara
tenho a rima na cachola
e respondo na bitola
em linguagem pura e clara
pois eu sou feito Taquara
que não se curva ao tufão
ou à força de um furacão
quando cruza o firmamento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
DC
Se vejo que a briga é boa
Eu fico mesmo animada
E vou fazendo zoada
Fazendo versos e loa
Não faço uma rima à toa
Porque tenho direção
Pra aguentar meu rojão
Tem que ter discernimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
FM
Poeta, então eu espero
que essa minha rima pobre
não ofenda esse tão nobre
mister que eu muito quero
que é ser poeta sincero
trabalhando no mourão
da poesia um cidadão
escravo do sentimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
DC
Pois eu levanto poeira
O meu nome é tempestade
Contigo canto a vontade
A sério ou de brincadeira
Mas não caia na besteira
De achar que é furacão
Pois eu lhe deixo no chão
E sem arrependimento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
FM
E assim eu também digo
que pelejar com você
pra mim é grande mercê
Poesia é o nosso trigo
co' a gente não tem perigo
de maldade ou confusão
pois um traço de união
saiu desse bom momento
É LIVRE MEU PENSAMENTO
E O CORPO NÃO QUER PRISÃO
*
Dalinha Catunda (Ipueiras-CE)
e Fred Monteiro (Recife-PE)
via WEB (em 31.01.13)
Cada dia fica mais comum a peleja virtual, simpatizante desta forma de embate, tenho em Fred Monteiro um parceiro competente que me satisfaz plenamente em se tratando de desafios. Obrigada Fred Monteiro por mais esta fornada de versos.

Um comentário:

  1. Eu que agradeço, poeta ! Pelejar com você é um dos prazeres que a internet me concede. Aqui, na Besta Fubana, no Cantinho da Dalinha e nos Sete Instrumentos, seu amigo e parceiro de poesia estará sempre a postos para essa contenda prazerosa que a literatura de cordel nos proporciona. Um abraço fraterno !

    ResponderExcluir