OS ENSINAMENTOS DO POETA JOAMES
Por sugestão da amiga poetisa Dalinha Catunda, exemplificaremos a seguir algumas regras de versificação. Não o fazemos por nos julgar sábio nem superior a outrem, mas para facilitar o trabalho daqueles que não tiveram acesso a tais ensinamentos. Postaremos duas estrofes, uma em decassílabos e outra em hendecassílabos, metrificadas e acentuadas de acordo com as regras da versificação. É conveniente salientar aos poetas principiantes, que a contagem das sílabas poéticas difere da contagem das sílabas gramaticais. Em versos, quando uma palavra termina com vogal átona e a palavra seguinte começa com vogal (átona ou tônica), a última sílaba da primeira palavra se une à primeira sílaba da segunda, formando uma única sílaba, lembrando ainda que só se conta até a última sílaba tônica de cada verso.
Os versos decassílabos podem ser acentuados de várias maneiras, mas as mais praticadas são os acentuados (tônicas) na sexta e décima sílabas chamados “decassílabos heróicos”, muito usados pelos poetas eruditos, e os acentuados (tônicos) na terceira, na sexta e na décima sílabas chamados “decassílabos "martelinos”, esses, praticados pelos repentistas e escritores de cordel. Nos hendecassílabos, as sílabas tônicas são obrigatoriamente a segunda, a quinta, a oitava e a décima primeira. A seguir os exemplos.
Primeiro exemplo: Martelo agalopado.
Jesus Cristo, o profeta verdadeiro,
O Messias que Deus mandou à Terra,
Sua palavra foi sempre contra a guerra,
Homem santo, divino mensageiro;
Muito pobre de bens e de dinheiro,
Muito rico de amor e de perdão,
Para muitos deu a ressurreição
E quem era leproso foi curado;
Só Jesus que viveu sem ter pecado
Tem poder de nos dar a salvação.
O Messias que Deus mandou à Terra,
Sua palavra foi sempre contra a guerra,
Homem santo, divino mensageiro;
Muito pobre de bens e de dinheiro,
Muito rico de amor e de perdão,
Para muitos deu a ressurreição
E quem era leproso foi curado;
Só Jesus que viveu sem ter pecado
Tem poder de nos dar a salvação.
Observem que as sílabas terceira, sexta e décimas de todos os versos são tônicas.
Segundo exemplo: Galope à beira-mar.
Meu verso tem brilho de estrela candente,
Perfume de rosa, de lírio e verbena,
Orvalho da noite tranquila e serena,
Murmúrio das águas de mansa corrente;
Tem som de viola gemendo plangente
No peito de um bardo cantando ao luar,
Sussurro da brisa que vem devagar
Trazendo os odores da noite sombria,
Assim fica bela qualquer cantoria
Nos dez de galope da beira do mar.
Perfume de rosa, de lírio e verbena,
Orvalho da noite tranquila e serena,
Murmúrio das águas de mansa corrente;
Tem som de viola gemendo plangente
No peito de um bardo cantando ao luar,
Sussurro da brisa que vem devagar
Trazendo os odores da noite sombria,
Assim fica bela qualquer cantoria
Nos dez de galope da beira do mar.
Vejam que a segunda, quinta, oitava e décima primeira sílabas de todos os versos são tônicas.
Espero haver contribuído para com os poetas iniciantes.
Joaquim Mendes Joames
Querida poeta Dalinha Catunda! Já fiz coantato com o professor e poeta Joames e já recebi 3 livros de sua autoria. O trabalho dele é muito bom.
ResponderExcluirObrigada pela referência,
Bjs, Rosário Pinto