Seguidores

sábado, 10 de novembro de 2018

CORDEL NA SALA DE AULA - NOÇÕES BÁSICAS

ESTUDO DAS FORMAS DA LITETATURA DE CORDEL
A estruturação dos versos, estrofes, a métrica e a rima

Dalinha Catunda
dalinhaac@gmail.com
Rosário Pinto
O poema NO PASSO DOS VERSOS segue os passos que a literatura de cordel percorreu para finalmente chegar ao século XXI forte e pronta para ingressar em escolas do ensino fundamental e médio como tema de estudo interdisciplinar.
Propõe auxílio no estudo da gramática de forma lúdica e com a cadência que a metrificação e a rima proporcionam. Neste poema vemos um crescente em seu andamento, numa narrativa que parte da QUADRA, passa pela SEXTILHA e SETINHA; alcança o QUADRÃO e chega à DÉCIMA com a leveza que o gênero oferece. São estas as modalidades mais básicas da literatura de cordel.
Verso, pé ou linha;
Estrofe – conjunto de versos que formam uma estrofe
Métrica – o tamanho de cada verso. Contamos as sílabas fonológicas tônicas
Rima – identidade dos sons do vocabulário
Modalidades – as mais trabalhadas

NO PASSO DOS VERSOS
*
Nos meus tempos de criança
Muitas quadrinhas eu lia
Nunca tirei da lembrança
As trovas que eu ouvia.

Quadras – estrofe de quatro versos     de sete sílabas, rimando o com o       (ABCB); ou alternadas (ABAB) podendo ter o sentido complementado em outras quadras
*
O tempo foi se passando
Logo saí da cartilha
Peguei o rumo dos versos
E fui seguindo essa trilha
Em pouco tempo saí
Das trovas para sextilha.

Sextilhas – estrofe de 6 versos, pés ou linhas (sextilhas) e, 7 sílabas métricas rimando o com o e com o – esclarecer para o aluno a diferença entre sílaba gramática e métrica.
*
Fui gostando achando bom
Também fui “pegando pilha”
Acabei até fazendo
Meus versos para quadrilha
Metrificando e rimando
Bons conselhos escutando
Eu alcancei a setilha.

Setilhas – estrofe de 6 versos, pés ou linhas (sextilhas) e, 7 sílabas métricas rimando o com o e  7º, o 5º e o 6º entre si – esclarecer para o aluno a diferença entre sílaba gramática e métrica.
*
As mangas arregacei,
Nas oitavas eu cheguei,
Se no caminho pequei
Não foi falta de oração
Eu posso dizer até
Em meus versos boto fé
Caprichei em cada pé
Eis aqui o meu quadrão.

Quadrão – estrofe de 7 versos (setilhas) e 7 sílabas métricas – rimando o com o e 3º ; 4º com 8º; o com o e
*
A décima tão querida
Foi a última a chegar
Veio para me encantar
Minha estrofe escolhida
Muitas vezes requerida
Na hora da criação
Com mote e inspiração
Sai uma glosa perfeita
Assim fico satisfeita
E termino a preleção.
*
Décimas -- estrofe de 10 versos, pés ou linhas (décima) e, 7 sílabas métricas no sistema de rimas ABBAACCDDC – existem várias modalidades de rimas, esta, entretanto é a mais convencional. Excelente para a iniciação nas décimas.  As décimas são mais utilizadas pelos cantadores repentistas

*
Versos e fotos de Dalinha Catunda
Estruturação Rosário Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário