Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Dalinha Catunda e Mana Cardoso, No passo dos versos















NO PASSO DOS VERSOS 1
*
Nos meus tempos de criança
Muitas quadrinhas eu lia
Nunca tirei da lembrança
As trovas que eu ouvia.
*
O tempo foi se passando
Logo saí da cartilha
Peguei o rumo dos versos
E fui seguindo essa trilha
Em pouco tempo saí
Das trovas para sextilha.
*
Fui gostando achando bom
Também fui “pegando pilha”
Acabei até fazendo
Meus versos para quadrilha
Metrificando e rimando
Bons conselhos escutando
Eu alcancei a setilha.
*
As mangas arregacei,
Nas oitavas eu cheguei,
Se no caminho pequei
Não foi falta de oração
Eu posso dizer até
Em meus versos boto fé
Caprichei em cada pé
Eis aqui o meu quadrão.
*
A décima tão querida
Foi a última a chegar
Veio para me encantar
Minha estrofe escolhida
Muitas vezes requerida
Na hora da criação
Com mote e inspiração
Sai uma glosa perfeita
Assim fico satisfeita
E termino a preleção.
*
Versos e fotos de Dalinha Catunda


NO PASSO DOS VERSOS 2
(parodiando Dalinha)
*
Ainda bem pequenina
Depressa aprendi a ler
Escrever uma quadrinha
Foi bem fácil, pode crer.
*
Para escrever melhor
Eu resolvi pesquisar
Chegou a vez da sextilha
É bonito versejar
Mas eu já estou pensando
Noutra estrofe destacar.
*
Estrofe de sete versos
Eu gosto de escrever
Pra mim é a mais completa
Pra escutar e pra ler
Sua metrificação
Com perfeita entonação
Faz da leitura um prazer.
1
 Cada vez mais estudando,
Escrevendo, pesquisando,
Eu fui me aprimorando
Com grande empolgação
Assistindo festivais
Pelas redes sociais
E até presenciais
Enfim cheguei ao quadrão.

*
Sigo sempre esse esquema
Nos cordéis da Academia
Escrevo com simetria
Dez versos em um poema
De acordo com o tema
Faço com satisfação
Quadrinha e até quadrão
Com rima apropriada
Correta, metrificada
Quanto a versificação.

*
Mana Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário