Seguidores

sábado, 25 de junho de 2022

Duas Nordestinas na Salvaguarda do Cordel Dalinha Catunda e Rosário Pinto



 









Duas Nordestinas na Salvaguarda do Cordel

Dalinha Catunda e Rosário Pinto

*

Eu nasci no Ceará

Moro no Rio de Janeiro

Aqui propago o cordel

Num trabalho rotineiro

Sendo fã dessa cultura

O cordel Literatura

Apresento ao mundo inteiro.

Dalinha Catunda

*

Meu nome? Rosário Pinto

Na Ciranda sou faceira.

Nossa ação é importante

Para a mulher brasileira.

A métrica traz a cadência

Traz firmeza e coerência

Em rima sempre brejeira.

Rosário Pinto

*

O meu nome é Dalinha

Sou Catunda e Aragão

Faço versos desde sempre

Primo pela tradição

Quando saí de Ipueiras

Eu trouxe nas algibeiras

As histórias do Sertão.

Dalinha Catunda

*

Eu vim lá do Maranhão.

Cidade de Bacabal.

O meu pai foi seresteiro

Era um cantor sem igual.

Foi um operário capaz.

Estudioso sagaz.

Cantava em nosso quintal.

Rosário Pinto

*

O meu apego ao Cordel

Levou-me a Academia

Uma cadeira na casa

Ocupei com alegria

Nesse meu itinerário

Com Maria do Rosário

Fui firmando parceria.

Dalinha Catunda

*

Nós no Rio de Janeiro

Atendemos professores.

Levando para os alunos,

Histórias de mil amores.

Contadas com emoção

Com presteza e decisão

Do cordel e seus sabores.

Rosário Pinto

*

Pra nossa felicidade

Convites foram chegando

Para encontros e palestras

E assim fomos propagando

Nas escolas o cordel

Cumprindo nosso papel

E espaços fomos ganhando

Dalinha Catunda

*

Cada espaço conquistado

Nos traz muita alegria.

Cada convite leva a outros.

E nós que somos Marias!

Cada qual tem seu papel

Só divulgando o cordel

Entre beleza e harmonia.

Rosário Pinto

*

Confesso que é prazeroso

O cordel salvaguardar

Sentindo-me guardiã

Sigo sempre a semear

Sementes dessa cultura

Para a geração futura

A tocha em frente levar.

Dalinha Catunda

*

O Cordel é Patrimônio!

Pois afinal, chegou o dia

Em dezoito de novembro

Poetas com alegria

E sem ter quaisquer favores

Tornaram-se Detentores.

Um novo tempo surgia.

Rosário Pinto

*

O cordel com novo status

De Bem Imaterial

Foi um degrau alcançado

Para o meio cultural

E nesse nosso roteiro

O IPHAN foi um bom parceiro

Nos concedeu seu aval.

Dalinha Catunda

*

Trabalhei com muito afinco

Lá na Amadeu Amaral

Participei do processo

Trabalhei em alto astral.

Trabalho minucioso

Resultado primoroso.

Por fim, o IPHAN deu seu aval.

Rosário Pinto

*

Foram muitos os encontros

Até o Registro chegar

Estive no de Brasília

Gostei de participar

Também foi alvissareiro

O do Rio de Janeiro

E Crato pra completar.

Dalinha Catunda

*

Salve nossa parceria.

Salve nossa comunhão.

E até um livro em Braille

Fez parte desta união.

Nós, Eu e Dalinha Catunda

Numa produção fecunda

Marcamos a produção.

Rosário Pinto

*

Salvaguardando o cordel

Nesses tempos de inclusão

A um convite especial

Disse sim, na ocasião

E num projeto bonito

Um livro em braille, escrito

Tive participação.

Dalinha Catunda

*

Abrimos novas ações

Na difusão da cultura

Com Cursos em hospitais

E também na Prefeitura.

Curso para professoras

Algumas são diretoras

E com muita leitura.

Rosário Pinto

*

Oficinas e palestras

Ao longo da caminhada

Demostrando o que é cordel

Cumprindo cada jornada

Caprichando no argumento

Passando conhecimento

De forma simplificada.

Dalinha Catunda

*

Gravamos As Cordelistas

Na Feira de São Cristóvão.

Foi para a TV Brasil.

A linda programação

Na Barraca da Chiquita

Vestindo Saias de chita

Fizemos evolução.

Rosário Pinto

*

Caminhos da Reportagem

Um programa especial

Falando de cordelista

TV Brasil o canal

Valorizando a mulher

Como o agora requer

Com sua verve cultural.

Dalinha Catunda

*

O Curso que ministrei

Foi o Versos de Cordel

Nesta Cena Carioca.

E preparei um bom painel,

Na Prefeitura do Rio.

Para tantas professoras

Muitas delas contadoras

De histórias a granel.

Rosário Pinto

*

A convite do IPHAN

Fui a festa em Paraty

O cordel ganhou espaço

E foi sucesso eu previ

A Festa internacional

Foi manchete em jornal

Momentos bons lá vivi.

Dalinha Catunda

*

Eu roteirizei uma Peça

De Teatro Popular.

Foi Mulheres no Cordel

Título particular.

Trazer nossas poetisas

Suas linguagens precisas

No falar, cantar, dançar.

Rosário Pinto

*

Mesmo com a pandemia

Não faltou divulgação

Com ebooks, podcast

Lives na programação

Pois o modo não importa

E de maneira remota

Seguimos em plena ação.

Dalinha Catunda

*

De Paracambi a Paraty

E tudo que nos circunda

Fizemos estripulias

Numa produção fecunda.

E sempre em nossas andanças

Fizemos as alianças

Com alegria profunda.

Rosário Pinto

*

Quando saí do Nordeste

Trouxe comigo a missão

De propagar meus costumes

Louvar minha tradição

Por isso vivo a louvar

A cultura popular

Em toda sua dimensão

Dalinha Catunda

*

Nosso Encontro de Poetas

Populares de Cordel

Foi um momento marcante

Traçado um belo painel.

Cada qual fez seu papel.

Levando conhecimento

Logo atingimos o intento

Na difusão do cordel.

Rosário Pinto

*

São sete anos de Encontro,

Com poetas Cordelistas.

No Cantinho da Dalinha,

Renomados ativistas,

Revivem a tradição,

Em cada apresentação.

Têm distinção, os artistas!

Dalinha Catunda

*

Aqui temos um extrato

De nossas atividades.

Estabelecemos elo,

E fizemos amizades.

No Consulado Americano

Já atuamos todo ano

Nas suas festividades.

Rosário Pinto

*

De verso a verso a mostrar

Eis aqui a descrição

Duma jornada importante

Que requer dedicação

Pro cordel continuar

Devemos salvaguardar

Fazendo a propagação.

Dalinha Catunda

*

Cordel de Dalinha Catunda e Rosário Pinto

dalinhaac@gmail.com

Dalinha Catunda - Cordelista - Cirandeira e  artesã


Nenhum comentário:

Postar um comentário