Seguidores

segunda-feira, 6 de março de 2023

TRIBUTO À MULHER - 08 MARÇO 2023

 À CORA, CORALINA e todas as mulheres poetisas e cordelistas – toda a beleza lírica de Cora Coralina fica evidente no poema A PROCURA.

“Andei pelos caminhos da VIDA.
Caminhei pelas ruas do DESTINO
procurando meu signo.
Bati na porta da FORTUNA,
mandou dizer que não estava.
Bati na porta da FAMA,
falou que não podia atender.
Procurei a casa da FELICIDADE,
a vizinha da frente me informou
que ela tinha se mudado,
sem deixar novo endereço.
Procurei a morada da FORTALEZA.
Ela me fez entrar: deu-me veste nova,
perfumou-me os cabelos,
fez-me beber de seu vinho.
Acertei o meu caminho. ”
(Cora Coralina)
Nossa linda Coralina,
Que marcou nossa existência
Para mim é referência
Ela comigo se afina
Delicadeza tão fina
Adoçando a nossa alma
Sem nunca perder a calma
A fazer doce no tacho
Ou a lavar roupa em riacho
Sua poesia acalma.
(Rosário Pinto)
São muitas as poetisas na literatura de cordel atualmente. E elas estão por aqui, por aí e acolá: nas páginas das redes sociais, em youtubers, em blogs específicos e autorais e, em outros cantos e recantos da cultura popular. Também buscam a inspiração das musas, haja visto serem elas próprias “poetisas de musa cheia”. Navegam por todas essas redes virtuais com muita desenvoltura.
“Divina musa! inspirai-me,
Para narrar uma história
Que, os menestréis me contaram.
Mulheres de amor e glória,
Ilustraram os romances
De beleza e vitória.”
*
Meus poetas cordelistas
Hoje, venho vos narrar,
As histórias do passado,
De princesas vou falar,
Vivendo encasteladas,
Querendo o amor desfrutar
*
Nosso mundo evolui
Hoje a mulher determina
Que norte dará à vida
Mesmo sendo nordestina
Não carrega o estigma
Daquela pobre menina.
*
Hoje ela tem profissão
Escolhe a vida que quer
Sem preconceito que diga
Se meretriz, ou qualquer!
Conquistou a felicidade
O orgulho de ser mulher.
*
Vale esclarecer, nos últimos anos, a presença assídua das mulheres nas publicações de folhetos. Podemos afirmar que, hoje, a mulher trouxe para a literatura seu olhar intuitivo e suas preocupações com as temáticas e os problemas sociais que ainda enfrenta, perante uma sociedade que engatinha na legislatura em favor dos direitos da mulher em todas as vertentes do conhecimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário