Seguidores

segunda-feira, 3 de abril de 2023

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA ENTRAR NA GLOSA E MENTIR


 

GLOSANDO NA REDE COM DALINHA

 

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Mote de Dalinha Catunda

*

Com vontade de trepar,

Trepei num mandacaru,

Depois num pé de caju,

E trepei, sem me arranhar!

Conto sem pestanejar,

Sem tremer pra garantir,

Pois sou mulher de assumir,

Como já fez Zé Limeira:

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Dalinha Catunda

*

Deu vontade de chupar

Uma manga bem madura

Fui logo na sepultura

Mais famosa do lugar

E fui logo me trepar

O galho veio partir

Me lasquei e fui cair

Era Manoel Bandeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa: Dulce Esteves

*

Nasci antes de vovô,

Ensinei tudo á meu pai ;

Fiz curativo em "chucái".

"Dipromei" muito dotô ;

É verdade sim "sinhô",

Que já vi "hôme" parir,

E fiz muita "mulé" rir,

Na chegada da parteira ;

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA,

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa: Wellington Santiago

*

Sempre gostei de trepar

Me trepei num caititu

O bicho fez sururu

Queria me derrubar

Eu pulei pro tal jaguar

Deu quase pra desistir

Vi uma garça seguir

Pro rio, pulei sem eira:

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA,

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

 

Rivamoura Teixeira

*

Escalei o Evereste

Furei um judeu com lança

Dos doze pares de França

Eu também passei no teste

No litoral do Nordeste

Nunca vi o Sol sair

Vi Frei Damião subir

A serra da Mantiqueira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Antônio Costa Teixeira

*

Eu saltei de um caminhão

A toda velocidade

E saí pela cidade

Comendo café com pão

Atrepado num jumento,

Pulei por cima dum bonde,

Acordei num sei adonde,

Sem saber pra donde ir.

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Humberto Paz

*

Comprei hoje um avião

Pois posso: Sou professora

Ganho mais que senadora

Ou doutor cirurgião;

Quem lida com educação

Precisão não vai sentir

Escancara o seu sorrir

Numa lorota brejeira:

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa de Bastinha Job

*

Eu ainda era um frangote

Nem me lembro como pude

Carregar lá do açude

Escanchado no cangote

Dúzia e meia de garrote

Pro curral do seu Valmir

Pois eu tinha que subir

Légua e meia de ladeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Glosa: Giovanni Arruda

*

Como já foi publicado,

No ZAP e no Facebook

Eu vou arrumar meu look,

Pois estou endinheirado,

Na Mega-Sena, sorteado,

Para Europa vou partir,

Do Brasil eu vou sumir,

Pois tem muita roubalheira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA,

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa:Joabnascimento

*

Na minha velha Alvaçã

Criei búfalo e elefante

Plantei quatorze vazante

Só com Pêra, uva e maçã,

Dez mil pés de hortelã

E fiz chá, para dormir

E quem lê o texto vai rir

É verdade, verdadeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa Jairo Vasconcelos.

*

Eu nasci numa família

a mais rica do lugar,

e pra fugir de casar

eu me mandei pra Cecília,

depois voltei pra Brasília

pra ser político e servir

sem tapear nem mentir,

e me elegi de primeira...

“FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

David Ferreira

*

No cercado lá de casa

Tinha pé de siriguela

E quem se trepava nela

Sempre quebrava uma asa

Caindo em riba de brasa

Achando que era besteira

Virar gata borralheira

Fiz tudo pra não cair

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Glosa de Vânia Freitas

*

Acordei feliz da vida

Ao lado do meu senhor

Meu marido, meu amor

Minha paixão descabida

Fiz loucura sem medida

Nem deu tempo me despir

Com o medo dele partir

Sem bulinar na faceira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Mote: Dalinha Catunda

Glosa:Lindicássia Nascimento

*

Já briguei com lampião

Toquei com Luiz Gonzaga

Cantei mais Evaldo Braga

E rimei com Azulão

Já usei samba canção

Ajudei velha a parir

Quando eu quis me divertir

Derrubei a prateleira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Glosa: Jerismar Batista

*

Fui tomar banho de rio

Com minha amiga Dalinha

Meu maiô era calcinha

De algodão de zero fio

Comecei a sentir frio

Fui correndo me vestir

Minha amiga deu pra rir

Pelada na cachoeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

​Glosa - Creusa Meira

*​

Entrei na mata e sumi

Na Serra da ibiapaba

Eu fui colher guabiraba

Trouxe muito camboí

E também bacupari

Moço, eu posso garantir

Que escutei alguém tossir

Escorregando a ladeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRAJ

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa: Zé Salvador

*

Eu criei um canguru

Dentro de uma gaiola

Um porco jogando bola

Que só bebia pitú

Um empréstimo no Itaú

Eu fiz pra não desistir

De um urso pra divertir

E um pinguim na geladeira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR

Poeta Charles Melo

*

Nunca gostei de mentira,

Mas vou falar a verdade

Que nesta oportunidade

A tal megera me inspira;

Tem gente que se admira

De eu fazer o chão se abrir

E de uma vez engolir

Poeta que diz besteira;

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

(Joames).

*

Já briguei com lampião

Toquei mais Luiz Gonzaga

Cantei mais Evaldo Braga

E rimei com Azulão

Já usei samba canção

Ajudei velha a parir

Quando eu quis me divertir

Derrubei a prateleira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Glosa: Jerismar Batista

*

Vestido, calça e camisa

Vendi a Eva e Adão

Eu fiz a inclinação

Da grande Torre de Pisa

Corre mão que não deslisa

Fiz a escada pra subir

Pra lua onde vou dormir

Toda noite com a parceira

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

F.de Assis Sousa.

*

Pulei cerca, cruzei rio,

Mergulhei num areal,

Passeei no plano astral,

Enchi buraco vazio.

Duma corda fiz pavio.

Onça braba vi fugir.

Saí antes de sair.

Comi mosca varejeira.

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

Marcos Medeiros

*

Rosário Pinto

Foi numa noite de chuva

Que procurei me abrigar.

Era preciso filmar:

Debaixo do guarda-chuva,

Na terra tinha saúva.

Senti um calor subir,

Vi saúvas a zunir.

Foi me dando uma coceira,

FAZ PARTE DA BRINCADEIRA,

ENTRAR NA GLOSA E MENTIR.

(Mote de Dalinha Catunda

Glosa: Rosário Pinto)

*

Poetas e poetisas,

Mais vez o time caprichou. Foi show de bola.

Deixo aqui o meu abraço carinhoso e meu muito obrigada.

“Glosando na rede com Dalinha”, é uma roda de glosas proposta e coordenada por Dalinha Catunda.

dalinhaac@gmail.com

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Wow, what a delightful read! I thoroughly enjoyed your blog post about the importance of embracing Aint Paying Full in our lives.

    ResponderExcluir