Seguidores

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

MANDO VOCÊ SE LASCAR SE VIER COM PRECONCEITO


Um mói de poetas Glosando na Rede com Dalinha Catunda
NÓS DAS BANDAS DE LÁ
1
Sou Nordeste, sou Sertão
Eu sou das bandas de lá
Nascida no Ceará
De “Padim Ciço Romão”
Sou Catunda e Aragão
Trago o Nordeste no peito
Por isso tenha respeito
Não se atreva a desdenhar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO
Dalinha Catunda
2
Nordeste não é, somente,
Um local, assim, comum;
Aqui não temos nenhum
Motivo que deixe ausente
O tesão que torna a gente
Povo forte, satisfeito
E que carrega no peito
Um orgulho de arrombar.
- MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Glosa: Professor Weslen
3
Quando tô admirado
" caraca" não vou falar
Você sim vai escutar
Vôte vixe bem falado
O nosso palavreado
É forte no linguajar
E nosso dialogar
É simples, mas tem respeito
SE VIER COM PRECONCEITO
MANDO VOCÊ SE LASCAR
[Rivamoura Teixeira)
4
Eu sou nordestina nata
E tenho orgulho de ser,
Não posso nem conceber
Por ser ideia tão chata
Quem nossa origem destrata
Tem cérebro oco, estreito,
É bom você tomar jeito
Pense antes de falar:
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Glosa de Bastinha Job.
5
Do Brasil o meu Nordeste
Jamais tem comparação
Orgulho deste torrão
Ser Nordestina da peste
Do Norte, do Sul ou Leste
Falo batendo no peito
Escolhi pra ser meu leito
Minha terra, meu lugar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Glosa : Dulce Esteves
6
Seu moço eu sou do Sertão
Das terras pernambucana!
Me viro na caninana
Se alguém fala mal do chão.
Do meu velho e bom rincão
Peço que tenha respeito.
Não venha com desrespeito
Já vou também te alertar.
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Mote: Dalinha Catunda.
Marcos Silva
7
Sou Nordeste brasileiro,
Sou Pernambuco, Bahia...
Velho-Chico em Travessia...
Sou Velho Barco banzeiro.
- Eita, Calango Mineiro -!
Moda de Viola, o peito:
Bate coração de jeito
Que é Galope à Beira-Mar.
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO!
Edmilson Santini
8
De nascimento, o Sudeste
Tá em minha certidão,
Porém no meu coração
Fincou Raíz o Nordeste,
Com cultura que reveste
De gratidão o meu peito,
Lá me criei, me deleito
Pois ali é o meu lugar
MANDO VOCÊ DE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Glosa: Nilza Dias
9
Wellington Santiago
Não largo meu "arre égua",
E meu "ôxe", eu acho um luxo;
Meu forró de "rela bucho",
Com distância d'uma légua.
Quem faz bullying, não dou trégua,
Pode ser qualquer sujeito;
Não me falte com respeito;
E se quiser discriminar,
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO.
Glosa: Wellington Santiago
10
Gosto de arroz com feijão
Cuscuz com bode cozido
Um forró no chão batido
Xote, xaxado e baião,
Eu sou fã do Gonzagão
Nordestino insuspeito
E se eu vir qualquer trejeito
Querendo de nós gozar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO
Glosa: Giovanni Arruda
11
Sou nordestino arretado,
Destemido, corajoso,
Sou valente, sou tinhoso,
Tenho calcanhar rachado,
O meu couro é tostado,
Levo a vida do meu jeito,
O nordeste no meu peito,
Faz meu coração pulsar,
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO.
: Joabnascimento
12
Com prazer, sou nordestina
Fiel às minhas raízes
Memórias muito felizes
Vividas desde menina
A Bahia me fascina
Aqui vivo e me deleito
O sertão me deu o jeito
De ser forte pra lutar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Creusa Meira
13
Só ando por este chão
Que é chamado nordeste
Eu sou um cabra da peste
Pego cobra com a mão
Mordo e jogo no chão
E do jeito que eu quiser
Só respeito a mulher
Que é obra exemplar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Arimateia Magalhães
14
Sou Paraíba do norte
Das entranhas do sertão
Minha cidade é São João
Onde o sol já nasce forte
Nasci aqui, tive sorte
Mamãe me criou no peito
Nordestino é desse jeito
Não para de trabalhar
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO.
Jerismar Batista
15
Pros lados do litoral
Nas praias de Fortaleza
Onde a santa natureza
Me trouxe para a real
De maneira natural
Com carinho e muito jeito
O Nordeste é o meu leito
Para eu deitar e rolar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO
Glosa de Vânia Freitas
16
Gosto de ser nordestino
Porém não da dependência
Pra livrar-se da carência
Como se fosse destino
Ou por conta do divino
Sem o qual não há mais jeito
Isso é um falso conceito
Que temos de superar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
José Walter Pires
17
sou rifle sou carabina
sou punhal de Lampião
meu Nordeste é Gonzagão
no forró de lamparina
minha morena fascina
faz um requebro perfeito
por isso quero respeito
quando for pra ela olhar
MANDO VOCÊ SE LASCAR
SE VIER COM PRECONCEITO.
Chico Fábio Cordéis
18
Desde criança na pia
que pratico obediência
equilibrando a prudência
e nada a mim desafia.
Não ligo quando me espia
pra depois botar defeito,
me taxar de mal sujeito
querendo me "esculachar".
MANDO VOCÊ SE LASCAR,
SE VIER COM PRECONCEITO.
Zé Salvador

Obrigada meus amigos e amigas, ficou muito bom.

Obrigada pela interação é gratificante entrar na roda de versos com todos vocês.

Glosando na Rede com Dalinha, é uma idealização de Dalinha Catunda, coordenada pela mesma e é divulgada em outros espaços.

Dalinha Catunda idealizadora e administradora dos blogs:

https://cantinhodadalinha.blogspot.com/

http://cordeldesaia.blogspot.com/

dalinhaac@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário