Seguidores

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ABLC NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ


ABLC NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO NO CEARÁ

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontecerá de 08 a 19 de abril, em Fortaleza,terá como convidado especial o ipuense Gonçalo Ferreira da Silva presidente da ABLC, Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Aos interessados em prestigiar esse evento, abaixo as informações:

14 de abril | Quarta-Feira
Sala As Três Marias (Auditório B1) | 14h – 18h30min | Congresso
II Congresso Brasileiro de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros
14h - Abertura: Composição de mesa com o Presidente de Honra do Congresso, cordelista Gonçalo Ferreira (Brasil/RJ), Crispiniano Neto (Brasil/RN), Homero Fonseca (Brasil/PE) e representantes de entidades de poetas populares (CECORDEL, AESTROFE, SOPOEMA, ABC, ACC, ACN e outros)
Declamação: poeta Zé Maria de Fortaleza

16h40 min às 18h20 min – Palestra: Cordel: do folheto de feira ao cordelivro
Convidados: Evaristo Geraldo/AESTROFE (Brasil/CE), Ana Cely Ferraz/Coqueiro Editora (Brasil/PE), Regina Ribeiro/EDR (Brasil/CE) e Gonçalo Ferreira/ABLC (Brasil/RJ)
Mediação: Klévisson Viana (Brasil/CE)

Um comentário:

  1. Cara Dalinha Catunda e demais amigos,

    Ótima sugestão a da Bienal do Livro. Fico feliz pelo valor que está sendo dado ao cordel, tantas vezes relegado a uma forma “inferior” de cultura. Aliás, acho que esse preconceito perdura até hoje, praticados por muitos “intelectuais”. Contudo, aos poucos os versos matutos do cordel vão ganhando terreno e, se depender deste humilde rabiscador desses versos matutos, nossa cultura nordestina através do cordel jamais morrerá antes de mim (e talvez nem depois, pelos singelos escritos que deixarei). Tenho absoluta certeza que se depender de pessoas como você, fecunda acadêmica da ABLC, e do conterrâneo Gonçalo Ferreira da Silva, presidente de honra da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, nosso cordel vai ainda mais além.

    Deverei ir à Fortaleza no final de semana, mas não poderei ficar até o dia 14. E, infelizmente, perderei mais uma oportunidade de conhecer pessoalmente o grande poeta ipuense Gonçalo Ferreira da Silva.

    Ricardo Aragão
    Ipu(CE)

    ResponderExcluir