Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto Cordel com a Corda Toda

Dia 13 de julho de 2011, às 16:00 horas, eu, Rosário Pinto e Edmilson Santini participamos de uma Roda de bate-papo no Projeto Cordel com a Corda Toda, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu.  O objetivo foi o de levar uma conversa iinformativa e leve para alunos, professores e pais, sobre os benefícios da inserção da literatura de cordel na sala de aula. 
Naquela ocasião, assistimos encenações teatrais infantis marcadas pelo interesse dos alunos e pela qualidade apresentada, decorrente do empenho de professores, preocupados com uma formação mais abrangente dentro das escolas.
O rápido bate-papo girou em tornoda literatura de cordel: sua origem, chegada ao Brasil, expansão pelo Nordeste e posteriormente para o Sudeste, onde sedimentou-se nos espaços residencias da grande população de origem nordestina e naqueles espaços de cultura e lazer, fundados por migrantes  que na metade do século XX, chegaram  aos centros urbanos, em busca de melhores condições de trabalho e desenvolvimento. Hoje percebemos que, gradualmente, esta funga do Nordeste vem se reduzindo, graças aos investimentos, especialmente nas áreas de comunicação e da educação. O processo é lento, mas já se faz notar.
O encerramento do dia foi feito pelo cantador Miguel Bezerra, que se apresenta todos os domingos na Praça dos Repentistas, na Feira de São Cristóvão.
Recebi do poeta e parceiro Edmilson Santini os versos abaixo, sobre nossa participação no evento. Quero dizer que foi uma satisfação contracenar com o ator, escritor e cordelistas e, que nosso encontro gerou grande empatia no palco e com o público presente.

 Rosário, vou lhe  dizer,
Rosário, vou lhe contar:
De fato foi um prazer
com você me encontrar.
Depois encontrar Miguel...
Entre o repente o cordel,
pude até improvisar.
*
Agradecemos  às realizadoras do evento que tão bem nos receberam e, deixamos abertas as portas para outros encontros. Veja a qualidade das apresentações de crianças, das indumentárias e das maquiagens para a teatralização no blog : http://www.projcordelcomacordatoda.blogspot.com/ e do Burburinho Cultural.
Nota: Rosário Pinto
Imagem: blog Cordel com a Corda Toda
Consulte ainda:
http://rosarioecordel.blogspot.com
http://catinhodadalinha.blogspot.com

2 comentários:

  1. Oi meninas! Eu moro em belo horizonte, você sabem onde eu consigo comprar um livro de cordel pela internet...porque por aqui n se acha cordel de jeito nenhum!

    http://cantinhoencantado-princesha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia,
    Você pode adquirir na Academia Brasileira de Literatura de cordel - ABLC. Anote o site e o www.ablc.com.br / email: ablc@ablc.com.br
    Lá você pode adquirir também os títulos que desejar e ainda: 100 Cordéis Históricos, 2 v., tamém vendido pelo blog: do Encontro de Poetas Populares e Rodas de Cantoria: http://encontrocompoetas.blogspot.com/
    Boas pesquisas,
    Rosário Pinto

    ResponderExcluir