Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher no Cordel de Saia



Homenagem às 
mulheres da cultura pupular brasileira






CORDEL DE SAIA vem a público divulgar a participação das mulheres como poetas e artesãs que construíram e constroem a história da cultura popular brasileira, através de suas memória (causos, poesias, depoimentos em recortes de jornais e atividades artesanais).
Abra os links assinalados nos títulos de folhetos
A Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular disponibiliza em mídia digital, no Portal www.cnfcp.gov.br, seus acervos de recortes de jornais (Hemeroteca), folhetos de cordel (Cordelteca), xilogravuras (Xiloteca), Catálogos da Sala do Artista Popular (SAP) e Revista Brasileira de Folclore. Os projetos têm como objetivo difundir os acervos junto a instituições similares, bem como para pesquisadores nacionais e do exterior e a todos os interessados na área de conhecimento da cultura popular.
*
A Cordelteca – Memória da literatura de cordel, da Biblioteca Amadeu Amaral/CNFCP tem sob sua guarda, hoje, mais de 10.000 títulos (considerando-se as edições distintas), dos quais 5.539 já digitalizados e disponíveis para leitura on-line, a partir da Base de Dados do Portal do CNFCP - www.cnfcp.gov.br. Estamos com material pronto para a 4ª etapa de digitalização, que esperamos realizar ainda neste ano. Acreditamos que atingiremos a marca dos 12.000 títulos.Temos 45 poetas mulheres com 158 títulos. É mote para boas pesquisas.
*
Aqueles(as) poetas que desejarem depositar na Cordelteca/BAA/CNFCP seus folhetos e publicações sobre literatura de cordel, INFORMAMOS que esta biblioteca é a única especializada em folclore e cultura popular, com mais de 200 mil documentos, dentre, livros, periódicos, monografias, discos em vinil, Cds e DVDs, além de folhetos de cordel
CLIC nos LINKs para fazer suas leituras on-line. É vedado todo e qualquer tipo de copiagem. Para tanto exitem no Portal, Texto para baixar, a Revista Brasileira de Folclore, com 42 fascículos, os Catálogos da Sala do Artista Popular/SAP, com mais de 170 catálogos.
*
Com a listagem abaixo, esperamos contribuir para a divulgação das mulheres poetas que de "musas", passaram a autoras, editando seus títulos, decidindo suas temáticas e suas modalalidades, bem como das artesãs, que participaram das Salas do Artista Popular. Afinal, elas sempre foram as responsáveis pelas tradições da oralidade, desde a maternidade.
Leia mais no link abaixo e observe seus títulos na memória da literatura de cordel: 
Texto: Rosário Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário