Seguidores

segunda-feira, 12 de março de 2012

Gerardo Mello Mourão no Cordel



Gerardo Mello Mourão é um dos filhos mais ilustres de Ipueiras-Ceará.
 Ipueiras atravessou fronteiras na boca e nos livros deste poeta e escritor, grande orgulho de minha terra que foi grande e não esqueceu de cantar sua aldeia.
Ter privado da amizade de Gerardo é algo que carrego em minha vida como um valioso troféu.
Hoje estou postando uns versos de Gerardo Mello Mourão que fazem parte do livro de sua autoria: Rastro de Apolo. Com versos meus abrindo e fechando a postagem.
DC
Eu nasci nas Ipueiras
Sou Catunda e Aragão
Convivi com o poeta,
 Gerardo Mello Mourão,
Que cantou como ninguém
Sua serra e seu sertão.
G M M
Nasci tocando viola
Sou Mourão das Ipueiras,
Dos Mello do pé-da-serra,
Reinador destas ribeiras
Tanto canto em minha terra
Como em terras estrangeiras.
GMM
As cordas desta viola
São meus pés e minha mão:
No galope a beira-mar
Nos oito pés em quadrão;
Em martelo e gemedeira
Em gabinete e mourão.
GMM
Devoto fiel de Apolo
Cantador de profissão,
Vou cantar o Deus da Lira
De minha religião
Quero contar sua vida
Fazer sua louvação.
Dc
Este canto de Gerardo
Revejo com emoção,
Na beleza destes versos
Embalo meu coração.
Relembrando minha terra,
E o bardo Mello Mourão.
*
Na foto um brinde a cultura em Ipueiras-Ce
Da direita para a esquerda:
Gerardo Mello Mourão, Frota Neto e Dalinha Catunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário